Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Córnea Humana Reconstruída é apresentada no Congresso Brasileiro de Toxicologia em Balneário Camboriú

Empresa é do Grupo L’Oréal que não realiza testes em animais há mais de 40 anos

 

A EPISKIN, empresa do Grupo L’Oréal e líder mundial em engenharia tecidual para métodos alternativos aos testes em animais, complementa seu portfólio para a América Latina, com o lançamento da Córnea Humana Reconstruída, SkinEthic HCE. O modelo, utilizado para avaliação de segurança e eficácia in vitro de diferentes produtos e ingredientes que podem causar irritação ocular, passa a ser fabricado localmente.

 

A EPISKIN Brasil Biotecnologia foi inaugurada em 2019, com a produção do modelo de pele humana reconstruída, SkinEthic RHE, usado como ferramenta para descobertas biomédicas e avaliação de segurança e eficácia in vitro de produtos e ingredientes que podem causar irritação na pele.

 

Este lançamento no Brasil traz mais uma alternativa para a substituição dos testes em animais, para as comunidades científicas brasileira e latino-americana, e atende às necessidades de diferentes indústrias como cosméticos, brinquedos, material escolar, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, agroquímicos, entre outros.

 

“Produzir e disponibilizar este modelo no Brasil é um marco importante e motivo de orgulho para nós, dada a importância que os métodos alternativos têm tido para reduzir e até substituir testes em animais em muitos laboratórios no Brasil e América Latina”, reforça Rodrigo De Vecchi, CEO da EPISKIN Brasil.

 

“Este modelo representa um grande avanço na avaliação de segurança pré-clínica de qualquer ingrediente que possa entrar em contato com olhos. Essa avaliação traz informações valiosas para que possamos passar à etapa clínica, eliminando os riscos para o homem que poderiam ser causados pela não realização dos testes em animais. Para o Brasil, ter esse tipo de estudo nos torna competitivos no desenvolvimento de novos ingredientes, uma vez que esse protocolo é internacionalmente reconhecido”, explica Dr. Flavia Addor, dermatologista.

 

O lançamento chega também para oferecer uma solução local à resolução do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que exige o uso do modelo de Córnea Humana Reconstruída (HCE) para testes de irritação ocular (OEDC TG 492), em diversos tipos de produtos.

 

“O Concea parabeniza a EPISKIN e a L’Oréal pelo lançamento do modelo SkinEthic HCE, o qual já está oficializado no Brasil por meio da Resolução Normativa do Concea nº 31/2016. Ressaltamos a importância deste modelo, que nos conduz substancialmente para a substituição do uso de animais na determinação de toxicidade ocular, sendo mais uma metodologia que se aproxima da resposta humana, colaborando para reforçar a ciência translacional em nosso país”, complementa Dr. Katia De Angelis, coordenadora do Concea.
Sobre SkinEthic HCE — Córnea Humana Reconstruída

O modelo de córnea humana é reconstruído a partir de células epiteliais da córnea, que crescem em camadas e formam tecido não-queratinizado. Este método alternativo é validado (OEDC TG 492) para avaliar a irritação ocular, o que garante produtos mais seguros sem o uso de testes em animais. O modelo representa um grande avanço na avaliação de segurança pré-clínica de qualquer ingrediente que possa entrar em contato com os olhos.
L´Oréal, comprometida há 40 anos com métodos alternativos 

 

O Grupo L’Oréal é pioneiro no investimento em métodos alternativos, desenvolvendo modelos há mais de 40 anos. A companhia reconstrói a pele humana em laboratório para realizar testes de segurança desde 1979, como uma alternativa aos testes em animais. Desde1989, o grupo não testa a segurança de seus produtos em animais, 14 anos antes de essa prática ser uma exigência regulatória.

 

Hoje, a empresa possui oito modelos de epitélios que reproduzem não apenas a pele, mas também outras partes do corpo humano, como mucosas ocular e gengival.

 

Além dos modelos de pele reconstruída, a L’Oréal possui um grande número de ferramentas de avaliação preditiva que não utilizam animais, como modelagem molecular, sistemas toxicológicos especializados, técnicas de imagem, entre outros.

 

Nesse tema, a L´Oréal segue como pioneira, comprometida em ampliar os limites da pesquisa de métodos alternativos e novas tecnologias, para um mercado de beleza sem testes em animais.

 

Mais informações em: Link

 

 

O Contexto da Lei Brasileira 

 

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) já aprovou uma lista de 24 métodos alternativos reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) em diferentes áreas, não apenas produtos cosméticos, “que hoje já são obrigatórios no país”, segundo a Resolução Normativa Concea nº 54, de 10 de janeiro de 2022.

 

Testes de corrosão e irritação da pele e olhos estão entre esses métodos, que já são amplamente utilizados em cosméticos. Os modelos de Pele e Córnea Humana Reconstruídas são os dois únicos internacionalmente validados e disponíveis no Brasil.

 

 

Sobre a EPISKIN

Líder mundial em desenvolvimento de pele reconstruída, EPISKIN é uma empresa do Grupo L’Oréal responsável pela reconstrução do modelo de tecidos em laboratório, que simula as reações de tecidos humanos em contato com vários produtos, permitindo ser um método alternativo aos testes em animais. A empresa possui três unidades de produção no mundo: Lyon, Shanghai e Rio de Janeiro, no Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal, no Rio.

 

Sobre a L´Oréal

A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 35 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Urban Decay, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú