Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Escola Manoel da Nóbrega, em Rio Negrinho. Fotos: Divulgação / SED

A entrega de materiais impressos para as aulas não presenciais da rede estadual de ensino começou a ser feita por algumas coordenadorias regionais de educação na última semana. Os pais e responsáveis pelos estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet são orientados a comparecerem na escola para retirar os materiais pedagógicos elaborados pelos professores, incluindo textos e atividades.

As escolas estaduais são orientadas a entregar os materiais seguindo os padrões necessários de higienização e distanciamento entre as pessoas, de acordo com as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde contra o contágio por coronavírus. Alguns servidores, usando máscaras, organizam as atividades por turma e atendem os pais dos alunos.

As atividades são adaptações do plano de ensino docente e devem ser feitas pelos estudantes ao longo da semana. O responsável pelo aluno deve retornar à escola a cada semana ou quinzena para retirar os próximos materiais de estudo. Quando houver o retorno das aulas presenciais, as atividades elaboradas terão a avaliação dos professores e a validação como hora-aula neste ano letivo.

>>>Tire as dúvidas sobre as ações da Educação durante o período de pandemia

A Diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Zaida Jeronimo Rabello Petry, destaca que a adesão dos alunos ao sistema foi alta durante a primeira semana, conforme os relatos das Coordenadorias Regionais de Educação.

“Os gestores escolares estão se empenhando muito para que o material chegue até as famílias, seja com a retiradas dos pais na escola ou casos específicos em que a equipe leva até a residência do aluno quando a distância é muito grande. E o professor está sendo um herói, já que agora planeja a atividade on-line, por e-mail, por WhatsApp e também para entrega impressa, está dando aula de várias maneiras e ainda participando de formações para aprender a usar as ferramentas digitais”, ressalta Zaida.


E.E.B Prof. Cecilia Rosa Lopes, em São José

Fone 0800 para atender dúvidas de pais e alunos

Em caso de dúvidas, os pais e alunos podem ligar para o telefone 0800 644 7890 no horário entre 12h30 e 19h de segunda a sexta-feira. O atendimento é feito pela equipe das coordenadorias regionais de educação, que pode orientar como e quando buscar os materiais impressos disponibilizadas pela escola e responder outras dúvidas sobre as atividades não presenciais.

Os estudantes com acesso a internet podem entrar na plataforma Google Sala de Aula para fazer as atividades elaboradas pelos professores. O e-mail e senha de cada estudante foi cadastrado pela SED e pode ser consultado no guia de acesso. Para dúvidas, esses estudantes podem consultar o professor diretamente pelo Google Sala de Aula, enviar e-mail à escola por e-mail ou consultar a página de Tira-Dúvidas elaborada pela SED.

O calendário para retirar os materiais impressos é definido por cada coordenadoria regional em conjunto com os gestores escolares e considera a situação de cada unidade de ensino. Os coordenadores de educação das regionais com maior número de alunos na rede estadual avaliaram de forma positiva a primeira semana de entregas dos materiais impressos. Confira abaixo:

Regional de Florianópolis

“As entregas dos materiais impressos iniciaram no dia 13, sendo que algumas unidades farão a primeira entrega na próxima semana. As escolas estão utilizando várias estratégias de comunicação aos familiares e alunos, incluindo as mídias sociais, cartazes espalhados pelos mercados, padarias, postos de saúde e nas próprias escolas, além de ligações telefônicas. As orientações da Secretaria de Saúde têm sido cumpridas rigorosamente e repassadas às famílias, que devem enviar somente um adulto para retirar as atividades na escola, utilizar máscaras de pano e aguardar nos espaços delimitados para espera” – Grasiela Monteiro Epping, coordenadora regional de educação de Florianópolis.

Regional de Joinville

“As escolas desde segunda-feira têm realizado plantões para entrega de atividades impressas aos alunos, sempre com orientações claras em relação aos cuidados dos funcionários que estão fazendo o atendimento. O retorno dos gestores e demais integrantes da equipe pedagógica das escolas tem sido bem positivo. Há uma mobilização de todos os profissionais em prol da implementação das atividades propostas para este período de distanciamento social. Os pais têm procurado informações diariamente com os gestores e os professores, ação fortalecida após a disponibilização do 0800” – Dalva Aparecida Moser, coordenadora regional de educação de Joinville.

Regional de Blumenau

“As entregas estão acontecendo com tranquilidade e estamos atingindo a maioria dos alunos sem acesso à internet. No caso dos estudantes que ainda não procuraram as escolas, os diretores estão contatando as famílias para verificar por que e como podem ajudar para fazer com que os materiais sejam entregues. A comunicação com as famílias está sendo feita pelas redes sociais, com cartazes e até nas rádios. De maneira geral, a entrega está acontecendo com eficácia, apesar das dificuldades iniciais” – Osvaldo da Silva Sobrinho, coordenador regional de educação de Blumenau.

Regional de Chapecó

“As escolas avisaram o cronograma de entrega nas mídias sociais, em grupos de WhatsApp e ligando para as famílias. Em alguns casos, os gestores se deslocaram até as residências de alunos para informar os pais e entregar os primeiros materiais, fazendo com que todos os alunos recebessem o material. A entrega ocorre de forma tranquila e organizada, com materiais segurança para que não tenhamos nenhum tipo de aglomeração de pessoas ou risco para as servidores ou alunos.” – Janize Scussiato de Oliveira, coordenadora regional de educação de Chapecó.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira

CDL distribui máscaras no centro de Chapecó

Diário da Cidade