Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Coronavírus em SC: Lacen realiza 16 mil exames para Covid-19 em dois meses

Fotos: Fabrício Escandiuzzi / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) completou dois meses realizando os exames para detecção do novo coronavírus para todo o Estado nesta terça-feira, 12. Nesse período, aproximadamente 16 mil exames foram feitos. Atualmente, o Lacen recebe em média 325 amostras por dia. Os resultados ficam prontos entre 24 e 48 horas, com algumas exceções, por exemplo quando há necessidade de repetição do exame.

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia. Ao longo destes dois meses a unidade estendeu o horário de funcionamento para três turnos de trabalho e tem atuado aos finais de semana e feriados para atender a demanda crescente pelo exame.

Os principais setores envolvidos realizam a produção e distribuição do meio de cultura para a coleta e transporte das amostras biológicas. O laboratório também recebe e faz triagem das amostras que chegam das unidades de saúde, além de realizar a técnica de RT PCR (teste de diagnóstico) em tempo real, considerada o padrão ouro para a detecção do vírus SARS-COV-2.

As atividades do Lacen contam com a colaboração de instituições que ofereceram o empréstimo de equipamentos, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e empresa Souza Cruz. Voluntários da UFSC também estão colaborando ativamente com os trabalhos.

Rede de apoio contribui para a melhoria dos trabalhos

Nestes dois meses, o Lacen distribuiu cerca de 23 mil kits de coleta para unidades de saúde de Santa Catarina. A partir de maio, a distribuição desses kits foi descentralizada para 15 pontos no estado, facilitando o acesso.

Com o objetivo de otimizar recursos, a logística de transporte de amostras biológicas de todos os municípios do estado até o Lacen foi alterada e passou a ser feita por macrorregião. A ação foi realizada pela Diretoria de Articulação Regional, da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a realização dos exames, foram utilizados insumos distribuídos pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS) para todos os estados e os insumos adquiridos pela SES. A atividade também contou com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, que reuniu kits de testes de detecção da Covid-19 doados por instituições como Rotary Club, Compre Fort e Fiesc.

O Lacen/SC, como coordenador da rede de laboratórios que realizam exames de interesse de saúde pública no estado, formou a Subrede de Diagnóstico Laboratorial de Covid-19 no Estado. Estão incluídos os laboratórios privados, já habilitados pelos laboratórios de referência nacional com atuação em Santa Catarina. O laboratório também está habilitando os laboratórios catarinenses interessados em realizar os exames para a Covid-19, pela metodologia RT-PCR.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana