Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Coronavírus: higiene e cuidados para não contaminar alimentos

Embalagens podem ser meios de contaminação se manuseadas por pessoas infectadas

Manter a cozinha limpa e adotar outras medidas de higienização são indispensáveis, principalmente neste período de combate a pandemia do novo Coronavírus.  A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, destaca que não há pesquisas que comprovem a transmissão da Covid-19 por alimentos. Entretanto, evidencia que as embalagens podem ser meios de contaminação se manuseadas por pessoas infectadas. Antes de abri-las devem ser desinfetadas com água e sabão ou álcool em gel.

Recomenda-se também não consumir produtos se as embalagens estiverem abertas. Para evitar o contágio por objetos e superfícies, a orientação é mantê-los limpos, secos e sem resíduos de alimentos. Assim como os ambientes, os utensílios, eletrodomésticos e área de manipulação de alimentos devem ser constantemente sanitizados. “O vírus pode permanecer ativo durante horas ou até dias em móveis, eletros e utensílios”, salienta a nutricionista.

Além de lavar bem as mãos ao preparar as refeições, a higienização de alimentos é fundamental. Para vegetais folhosos orienta-se separar, lavar e remover as folhas danificadas. Após, devem ser deixadas em imersão com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, diluída em um litro de água, de 15 a 20 minutos. Em seguida, os vegetais devem ser lavados novamente com água tratada e corrente. Para frutas e vegetais não folhosos o procedimento é o mesmo.

“Muitas pessoas supõem que o vinagre é eficaz para eliminar bactérias no preparo das saladas. Isso ocorre devido a experiência sensorial que ele causa, pois acredita-se que o condimento tem essa função devido sua acidez. Mas não é verídico. Os alimentos devem ser bem higienizados, o cuidado reflete também na escolha dos sanitizantes – recomendado a base de cloro, pois outras substâncias em sua composição podem ser tóxicas ao organismo”, explica Letícia.

Outro fator indispensável é manter os alimentos refrigerados e aquecidos  sob temperatura adequada, quentes acima de 60ºC e frios abaixo de 5ºC. Para consumir pela segunda vez alimentos cozidos é essencial aquecê-los e evitar deixá-los com vegetais crus, devido ao risco de contaminação cruzada. A nutricionista também reforça a importância da limpeza de recipientes utilizados para o aquecimento.  “É crucial criar essa educação de cuidado e de higiene. O álcool 70%, por exemplo, inativa os vírus em aproximadamente um minuto. São medidas ideais para combater a pandemia e precaver doenças ou contágio por alimentos”.

DTA

De acordo com Letícia, a higiene no manuseio de alimentos é fundamental não somente em época de pandemia. “O combate da Covid-19 exige um cuidado extra. Porém, existem outras Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e podem apresentar sintomas comuns como náuseas, dores abdominais, diarreia, febre e falta de apetite.  O diagnóstico e o tratamento são realizados conforme cada caso. Por isso, as melhores alternativas são adotar medidas de prevenção, beber bastante água e preparar as refeições corretamente”, afirma a nutricionista.

DELIVERY

Para quem não tem tempo de preparar as refeições ou deseja pedir lanche por aplicativo, é recomendado, se viável, optar por embalagens confeccionadas de papel (desde que o mesmo não seja de material reciclado, devido ao risco de contaminação), pois o vírus sobrevive mais tempo em plástico e alumínio. Para ajudar na prevenção de familiares e de trabalhadores ativos em atividades essenciais, é orientado, na medida do possível, o pagamento por App para evitar o contato pessoal.

Posts Relacionados

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Victor Bonini assina contrato com Grupo Editorial Coerência para novo livro

Cervejaria Dádiva marca mês de setembro com novidades

Vendas de livros crescem durante pandemia e autores sentem diferença

Acibalc realiza painel online para debater o novo método de pagamento do Banco Central

Cinco autores de fantasia nacional para você conhecer ainda nessa quarentena

Bibi lança calçado com ação antiviral que protege contra o coronavírus

Diário da Cidade

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm acesso ao Corujinha Social

Diário da Cidade

Em setembro, gaúcho tem ingresso diferenciado no Fun Museu

Telma Brites assina contrato para lançar nova edição da trilogia Gaia

Diário da Cidade

A vida no campo e o amor pela pintura compõem novo livro de Natalia Moreno

Diário da Cidade

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar receberá novidades quando a situação de emergência for superada

Cerveja Beck’s vai transformar a icônica tenda do Green Valley em peças de moda exclusivas

Patrícia Vittorini fecha contrato para lançar seu terceiro livro

Diário da Cidade

Fun Museu lança experiência em realidade aumentada

Roda gigante de Balneário Camboriú já tem nome: FG BIG WHEEL

Catarinense Escola Superior de Cerveja e Malte exporta conhecimento cervejeiro para o quinto país e chega a Portugal

Diário da Cidade

Escritora levanta reflexões sobre divergências ideológicas em seu primeiro livro de distopia

Cervejaria Dádiva adere ao projeto Black is Beautiful e produz receita colaborativa com o EAP idealizada nos EUA em prol da igualdade racial

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: