Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Couve, espinafre, chicória e salsa devem ser acrescentados nas refeições no verão

Nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, afirma que as verduras são indispensáveis para fortalecer o sistema imunológico na estação mais quente do ano

Para manter o organismo hidratado e fortalecer o sistema imunológico no verão é necessário diversificar o cardápio. O ideal é variar frutas, verduras, legumes, carnes, oleaginosas e cereais. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, explica que principalmente na estação mais quente do ano são indispensáveis vegetais como couve, espinafre e salsinha. “Esses são alimentos leves e com alta concentração de nutrientes. Fáceis de incluir em qualquer prato ou até mesmo em sucos. Também são ricos em água, importante para repormos os líquidos que o nosso corpo elimina neste período”.

couve possui vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro. Essa verdura fortalece os ossos, contribui para o crescimento do cabelo e na perda de peso, protege o organismo de infecções e auxilia no tratamento de gastrite, bronquite, asma, tosse, rouquidão, reumatismo, gota e dores musculares. Também atua como antiinflamatório, reduz os riscos de doenças do fígado e ameniza as chances de desenvolver câncer de mama, próstata e pulmão, além de agir como laxante e eliminar as toxinas do organismo.

         “Para não perder os nutrientes da couve é importante colocar a água para ferver e cozinhar o alimento à vapor, aproximadamente por 15 minutos. Se for cozido direto na água perde-se cerca de 60% de vitaminas. Para manter a verdura totalmente nutritiva é recomendado consumi-la cru. A folha também ajuda a manter o corpo hidratado, pois possui 90% de água. Outra forma de garantir os benefícios e amenizar a sensação térmica é o preparo do suco,” explica Letícia.

            O espinafre é rico em ferro, vitaminas A, B2 e K, proteínas, fibras, potássio, fósforo, magnésio e carboidratos. O consumo frequente do alimento previne doenças cardiovasculares, mantém a pele saudável, diminui a queda de cabelo, fortalece os músculos, previne câimbras, ajuda no controle da diabetes, regula o intestino, melhora a saúde dos olhos e reduz a pressão arterial. “Recomenda-se o consumo a cada três dias. No suco, a maçã verde e o limão suavizam o sabor forte das folhas. Essa verdura é somente contraindicada para quem tem cálculo renal”, destaca a nutricionista.

chicória possui vitaminas A, B, C e D, ferro, fósforo e cálcio. O alimento é indicado para quem sofre de refluxo. Também auxilia na redução do colesterol ruim, combate a hipertensão, aumenta a sensação de saciedade e, por esse motivo, previne a compulsão alimentar. “É uma hortaliça com poucas calorias, ajuda na perda de peso e é excelente para pessoas ansiosas, pois possui fibras que diminuem o estresse. Orienta-se consumir as folhas à noite para melhorar o sono”, ressalta Letícia.

Outro alimento essencial para a saúde é a salsa. Fonte de ferro, ácido fólico e vitaminas A, C e E, esse tempero previne a anemia, combate a retenção de líquidos e contribui para o bom funcionamento dos neurônios e no tratamento da depressão. “A salsinha também alivia cólicas menstruais e os sintomas da menopausa. São diversos alimentos que nos permitem melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável. Mesmo com restrições é possível preparar uma dieta equilbrada”, afirma a nutricionista.

Posts Relacionados

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações

Banda argentina Star Beatles celebra 15 anos com show único em Blumenau

Festival Best of Blues and Rock traz o astro do blues-rock Joe Bonamassa ao Brasil, em junho

Lages ganha o seu primeiro McDonald’s

Família Santina protagoniza Campanha de Dia das Mães da Karsten

O quão popular é o bingo online no Brasil?

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura

Orquestra Filarmônica Catarinense Apresenta: “Música para a Mudança” no Festival Cidade Aberta

Drag Queen resgata brincadeira e vira febre na noite da Grande Florianópolis