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Covid-19: Uber doou mais de 800 mil viagens para apoiar vacinação no Brasil

Parcerias firmadas desde fevereiro com o poder público e o terceiro setor somam R$ 2,85 milhões em viagens

São Paulo, 13 de outubro de 2021 – Desde fevereiro, a Uber estabeleceu mais de duas dezenas de acordos para doar viagens a governos estaduais, prefeituras e entidades do terceiro setor empenhadas em combater a pandemia (relação completa abaixo). No total, foram disponibilizadas 825.834 viagens para deslocamento de pessoas em grupos de risco, profissionais de saúde e população em geral aos postos de vacinação contra a Covid-19 – o público variou conforme as necessidades de cada parceiro. Os códigos promocionais das viagens doadas equivalem a R$ 2,85 milhões.

Parcerias firmadas pela Uber para doação de viagens

• Governos Estaduais: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco;

• Prefeituras Municipais: Belo Horizonte, Campo Grande, Caruaru (PE), Curitiba, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife e São Gonçalo (RJ);

• Terceiro setor: Cruz Vermelha CUFA , Oncoguia. A empresa também integra o movimento Unidos pela Vacina , por meio do qual apoiou a vacinação em seis cidades no Ceará, além apoiar profissionais da educação das secretarias de Educação de São Paulo e do Distrito Federal e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) via Unesco .

“Desde o início da pandemia, a Uber adotou uma série de medidas para apoiar parceiros, usuários e o conjunto da sociedade. No tocante à vacinação, a Uber focou seus esforços em garantir que a mobilidade não fosse um obstáculo adicional para quem quisesse se vacinar. Por isso, fizemos parcerias no sentido de permitir que as pessoas tivessem uma opção de mobilidade para chegar aos locais de vacinação”, diz a gerente de Operações da Uber no Brasil, Sílvia Penna.

A Uber também apoiou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para promover informação de qualidade sobre as vacinas e os programas de vacinação para toda a comunidade de mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros do aplicativo. Todos receberam, por meio do app da Uber, pílulas de informação e dicas produzidas pelo Conass sobre as vacinas. Outra ação de apoio ao combate à pandemia é o portal que ajuda autoridades de saúde a rastrear casos de covid-19 .

Esse pacote de medidas fez parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para apoiar a vacinação.

As medidas vêm se somar às que já haviam sido adotadas no ano passado. Em maio de 2020, a Uber já havia oferecido outras 200 mil viagens em parceria com o Itaú Unibanco para profissionais de saúde da cidade de São Paulo se deslocarem aos centros de saúde. No Rio de Janeiro, outras 12 mil viagens foram disponibilizadas em parceria com o Movimento União Rio. A Uber fez ainda uma parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, para oferecer viagens a pessoas curadas de coronavírus que queiram doar o plasma do sangue para pesquisa de combate ao vírus. Somando com as viagens doadas em apoio à vacinação, a Uber doou mais de 1 milhão de viagens apenas com o intuito ajudar a combater o avanço da pandemia no Brasil.

Em paralelo, a empresa custeou ainda 15 mil viagens de doadores que quisessem se deslocar para bancos de sangue, iniciativa que atendeu hemocentros localizados em 27 municípios de todas as regiões do país: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos-SP, Joinville-SC, Londrina-PR, Maceió, Manaus, Maringá-PR, Natal, Osasco-SP, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Bernardo do Campo-SP, São Caetano do Sul-SP, São José do Rio Preto-SP, São Paulo, Taubaté-SP, Teresina e Vitória. Ainda no ano passado, outras 300 mil viagens ou refeições foram doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos, população de baixa renda e LGBTQIA+.

Resposta à pandemia – Além disso, a Uber adotou outras ações para enfrentamento à pandemia desde o ano passado, entre as quais podemos destacar:

• Cestas básicas: em parceria com a CUFA – Central Única das Favelas, lançamos uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis afetadas pelo coronavírus usando o aplicativo Uber Eats.

• Suporte a restaurantes: anunciamos esforços para apoiar o setor de restaurantes, oferecendo gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos a milhares de pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil. Além disso, todos os restaurantes cadastrados na plataforma também estão isentos da taxa de retirada quando os usuários fazem um pedido pelo aplicativo e optam por buscar a refeição pessoalmente. Também lançamos um novo programa para que restaurantes parceiros pequenos e independentes, em mercados específicos, recebam os pagamentos diariamente durante esse período.

• Com a pandemia, a Uber adotou diversas medidas para apoiar os seus parceiros, como um fundo que ofereceu assistência financeira aos parceiros que precisaram parar de trabalhar por recomendação médica – ao todo, foram transferidos 40 milhões de dólares com esse auxílio aos parceiros em todo o mundo. No Brasil, também já foram distribuídos mais de 300 mil kits de proteção aos parceiros, somando mais de 600 mil máscaras, 750 mil frascos com álcool em gel e 300 mil sanitizantes.

• Motoristas e entregadores parceiros ainda podem solicitar, por meio do próprio aplicativo, reembolso para a compra de itens de proteção, como álcool em gel e máscaras, e o aplicativo continua exigindo de parceiros e usuários o compromisso com diretrizes de segurança relacionadas à Covid por meio de um checklist, além de eventualmente realizar a verificação do uso de máscara por selfie.

• Vale Saúde: uma parceria com o Vale Saúde Sempre oferece para todos os nossos parceiros descontos em consultas médicas em rede de atendimento privada e mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagens. Não será cobrada anuidade dos parceiros para acesso a esse programa, que sem a parceria teria um custo de R$ 358,80 por ano.

• Telemedicina: os mais de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil têm a opção de utilizar o serviço de orientação médica online. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com orientações por videoconferência, permitindo conforto e agilidade no atendimento – uma conveniência que ganhou ainda mais relevância em tempos de coronavírus.

Todas as ações da Uber relacionadas à pandemia podem ser consultadas em nosso site .

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