Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Covid19: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira recebe doação para enfrentamento da doença

• Entidade filantrópica é um dos hospitais de referência em Pernambuco no atendimento à pacientes com coronavírus

Os primeiros casos de coronavírus em Pernambuco foram confirmados na primeira quinzena de março.[1] Desde então, os números relacionados ao vírus crescem em ritmo acelerado. De acordo com o última atualização da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, já são 13.275 confirmados[2] e 1.047 mortes[3] – o que deixa Pernambuco entre os estados com maior taxa de letalidade.[4] Mas, em meio a esses dados, há notícias de solidariedade e otimismo. O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), entidade filantrópica que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária, acaba de receber uma doação de R$ 375.992,01- valor que será revertido aos esforços da organização para ajudar no combate ao coronavírus. O aporte foi feito pela Biogen, empresa de biotecnologia com foco em neurociência.

O recurso ajudará no custeio dos 73 leitos destinados a pacientes com Covid-19, incluindo os 43 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a direção do Imip, em virtude da constante ocupação de 100% dos leitos de cuidados intensivos, serão abertos mais 10 novos leitos de UTI agora na primeira semana de maio. “Esta doação ajudará muito o Imip a prestar uma melhor assistência aos pacientes com a Covid-19. Neste momento de grande dificuldade, contribuirá na expansão de novos leitos de UTI e aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI)”, conta João Guilherme Alves, diretor de ensino da instituição.

“Temos acompanhando a situação em todo o País. Sabemos o quanto o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira está comprometido em garantir serviços de saúde à população em vulnerabilidade social. Poder contribuir com uma entidade séria, com um histórico sólido, nos deixa felizes e orgulhosos,” afirma Christiano Silva, gerente geral da Biogen Brasil. A doação foi feita pela Fundação Biogen, uma iniciativa global que apoia o acesso à educação científica e a serviços humanos essenciais nas comunidades nas quais a companhia está presente. Entre as ações de responsabilidade social da farmacêutica, também está o Care Deeply Day, programa de voluntariado global que todos os anos engaja funcionários em projetos comunitários.

Uma das medidas já adotadas pelo Imip para o enfrentamento da pandemia está relacionada à informação científica. Para facilitar o acesso de especialistas e profissionais da saúde, a Biblioteca Ana Bove, do Imip, desenvolveu duas estratégias de busca no portal Pubmed (um recurso gratuito desenvolvido e mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) e disponibilizou links de acesso direto para a lista de resultados. O de busca geral visa recuperar artigos sobre o surgimento da Covid-19, sua forma de transmissão e o epicentro da crise. E a busca direcionada à epidemiologia traz artigos que tratam sobre aspectos epidemiológicos do vírus em todo o mundo.

O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira também criou um protocolo assistencial para atendimento de casos suspeitos ou confirmados em pacientes gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto). “Esse guia, elaborado pelo Centro de Atenção a Mulher do Imip, tem diretrizes específicas para pacientes gestantes e puérperas, que são mais vulneráveis a infecções e fazem parte do grupo de risco”, explica a Diretora Médica do Imip, Dra. Adriana Scavuzzi.

Outra iniciativa, também já implementada e que visa evitar a propagação do vírus bem como proteger os pacientes e os profissionais da área da saúde, é o atendimento remoto. O serviço que já está sendo oferecido nas clínicas da mulher, de adulto e de criança, inclui a teleorientação, o telemonitoramento e a teleinterconsulta, que permitem uma troca de informações entre médicos para o auxílio diagnóstico ou terapêutico. Por meio dessa medida serão ofertados 800 atendimentos em 15 especialidades, entre elas pediatria geral, ginecologia, gastroenterologia, reumatologia, neurologia, geriatria, hepatologia, ortopedia, urologia, clínica geral e oncologia.

Sobre a Fundação Biogen: a instituição comprometeu 10 milhões de dólares para atender às necessidades imediatas das comunidades e sistemas hospitalares que foram impactados pela Covid19. Até o momento, já foram alocados mais de 375 mil dólares para apoiar organizações sem fins lucrativos na América Latina, Ásia-Pacífico, México e Canadá. As entidades têm usado o recurso para expandir a entrega de alimentos e outros suprimentos vitais, aumentar os testes, estabelecer serviços de telessaúde e adquirir equipamentos de proteção para os profissionais de saúde que estão na linha de frente.

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março