Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Cresce o número de praticantes de beach tennis

Modalidade é praticada na Sociedade Esportiva Bandeirante e registra aumento de adeptos a cada semana

O beach tennis chegou com tudo em Brusque. A modalidade, praticada na Sociedade Esportiva Bandeirante, registra aumento de adeptos a cada semana. Desde que o clube passou a dar espaço para o esporte praticado mais comumente nas praias do Brasil, o número de interessados em conhecer e participar de eventos relacionados ao beach tennis se multiplicou.

Um dos principais entusiastas da modalidade é o ex-tenista profissional André Baran. Depois que abandonou a prática do tênis nas quadras, o atleta procurou uma atividade alternativa para se manter praticando o esporte. “Eu notava que havia um movimento muito forte do beach tennis em praias como a do Rio de Janeiro e até mesmo em Balneário Camboriú. Já tem uns quatro anos que veio aqui para o litoral catarinense, mas não era tão popular como agora”, explica. Desde fevereiro, quando as aulas começaram no Bandeirante, até a última semana o grupo de praticantes passava de 50 membros.

André Baran (à esq.), ex-tenista profissional, foi responsável por promover a prática em Brusque / Foto: Especial

André Baran (à esq.), ex-tenista profissional, foi responsável por promover a prática em Brusque / Foto: Especial

Esporte mais leve

Para Baran, que no ano passado defendeu Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no tênis de quadra e faturou medalha de prata, a popularização do beach tennis tem a ver com a maneira despojada a qual é praticada. Se no chão de saibro a regra é o silêncio nas arquibancadas e a postura sisuda dos competidores, nas areias o comportamento é outro. Com caixas de som para animar as partidas e comemorações entusiasmadas, o beach tennis conquistou até quem não tinha intimidade com a raquete.

Outro caráter do beach tennis vem empolgando os atletas: a possibilidade de jogar em família. Mãe e filho, irmãos, primos, todos os entes queridos têm espaço para competir em conjunto ou como adversários. “É um esporte que vem crescendo porque fortalece o vínculo entre os familiares e também os amigos”, diz Baran.

Terreno de atletas

Depois de chamar a atenção de ex-tenistas, a modalidade também despertou o interesse em Manoella Gracher, que por 11 anos foi atleta de vôlei. Para ela, é bom estar de volta na prática do esporte. “Estar no meio esportivo é muito bom. Estamos aprendendo uma nova modalidade, fazendo novas amizades além de poder voltar a participar de competições”, completa.

Manoella foi uma das representantes de Brusque no Circuito Mormaii, que teve etapa em Balneário Camboriú. Junto com amigas, a atleta ajudou a levar o nome da cidade para esse que é um dos principais campeonatos de beach tennis atualmente. “Hoje somos mais de 50 praticantes dessa modalidade em Brusque e a cada dia temos novos adeptos. Comentamos sobre a modalidade, campeonatos e as pessoas estão se interessando cada vez mais nessa prática”, diz Manoella.

O beach tennis

Apesar de ter um jeitão brasileiro, o beach tennis se desenvolveu na Itália. As diferenças entre a prática no saibro e na areia são notórias, a começar pela raquete. O principal instrumento dos atletas do beach tennis é fechado, não tem cordas e geralmente é feito de carbono.

Nas regras também se apresentam as diferenças. Como não poderia deixar de ser, a bola não pode tocar nenhuma vez o solo – isso é ponto para o adversário. Não existe o chamado net do tênis, ou seja, quando ‘queima’ o saque por ter tocado na rede e o atleta que disparou a bola precisa repetir o lançamento. No beach tennis, o adversário pontua se o saque pegar na rede.

As raquetes de beach tennis são fechadas, sem cordas, geralmente feitas de carbono / Foto: Página Esportes de Areia / Divulgação

As raquetes de beach tennis são fechadas, sem cordas, geralmente feitas de carbono / Foto: Página Esportes de Areia / Divulgação

O sistema de pontuação é parecido com o tênis, dividido em games. A diferença é que não tem vantagem. Se houver empate em 40 a 40, quem fizer o próximo ponto ganha o game. As partidas de simples (individual) são disputadas em melhor de seis games e as de duplas em melhor de nove. Em caso de igualdade de games a 6 a 6 (simples) ou 9 a 9 (duplas), joga-se o tie-break.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina