Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Criação de comitê e agência regional da bacia do Rio Itajaí-Mirim dá seus primeiros passos

Criação de comitê e agência regional da bacia do Rio Itajaí-Mirim dá seus primeiros passos

Encontro reuniu representantes de municípios da região na Prefeitura de Itajaí

Representantes dos municípios que formam a bacia do rio Itajaí-Mirim decidiram durante encontro nesta quarta-feira (14) pela criação de uma Agência Regional para Monitoramento, Recuperação e Preservação do Recurso Hídrico. A iniciativa foi do prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré. A bacia abrange nove municípios e uma população de 500 mil habitantes.

“Convidamos os municípios envolvidos para unir forças e potencializar nossas ações de proteção ao rio Itajaí-Mirim. E a forma jurídica de atuação é através da criação de um comitê para gerência compartilhada da nossa bacia hidrográfica, além de uma agência regional”, explicou Sodré. Agora cada município vai indicar um representante para uma comissão que tratará dos detalhes técnicos e jurídicos para criação das entidades. O grupo volta a se reunir em 30 dias.

O presidente da Fundação de Meio Ambiente de Brusque, Crtistiano Olinger, destacou a importância da iniciativa. “Os desafios são imensos e, individualmente, nenhum município tem recursos suficientes para todas as tarefas necessárias. Nós também teremos que nos debruçar sobre soluções conjuntas para prevenir e atenuar possíveis enchentes”, disse.

Marcelo Sodré destacou ainda que a agência regional poderá atuar na capitação de recursos dos governos estadual e federal para obras que necessitam de grandes investimentos. “Juntos podemos buscar os recursos que cada cidade precisa para o tratamento de esgoto, por exemplo, mas que sozinha não consegue captar a verba necessária”, revelou.

Sodré é também diretor-geral do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) de Itajaí. “Nós, aqui na foz, recebemos toda a contribuição dos demais municípios à bacia hidrográfica. Cuidar do rio mesmo em outros municípios é também cuidar do saneamento da nossa cidade”, explicou.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH