Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Crianças a partir de cinco anos já devem se consultar com um ortodontista

Crianças a partir de cinco anos já devem se consultar com um ortodontista

Conforme a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC), quanto mais cedo o problema de saúde for identificado, mais fácil será o tratamento

 

O começo do ano é uma das melhores épocas para levar os filhos nas consultas anuais e iniciar 2019 com o pé direito na saúde. Com a volta às aulas e início do ano letivo, é preciso estar atento à rotina dos pequenos. Em relação à ortodontia, a indicação é de que as crianças façam sua primeira consulta entre os cinco e sete anos de idade, conforme recomenda a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR). Quanto mais cedo, mais fácil será o tratamento.

As questões que envolvem a ortodontia e a saúde da boca vão além da aparência estética. Diversos problemas podem ser identificados ainda na infância, com a ajuda de um especialista. Alguns diagnósticos são frequentemente identificados em crianças, como a mordida cruzada ou aberta, dificuldade para falar, mastigar, deglutir ou até respirar, por exemplo.

Conforme o ortodontista e presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC), Gustavo Zanardi, crianças também podem apresentar os dentes mal posicionados, falta de dentes ou demora na erupção dos dentes permanentes. “São muitos benefícios ao se levar o filho pequeno para uma consulta. Alguns problemas só podem ser resolvidos de forma adequada se diagnosticados precocemente”, explica ele.

Ainda de acordo com o especialista, além de melhorar a respiração, mastigação, deglutição e fala, o tratamento ortodôntico “pode melhorar também a auto estima da criança e dos adolescentes, o que traz benefícios imensuráveis no seu desenvolvimento psicossocial e nos seus relacionamentos interpessoais”, completa.

As crianças brasileiras, conforme explica Gustavo, apresentam a idade dentária adiantada. Por isso, a fase dos seis anos é considerada ideal para a primeira consulta – alguns procedimentos, inclusive, podem ser realizados antes disso, ainda aos cinco anos de idade. “O bem-estar e a autoestima elevada são essenciais à saúde. Por isso, recomendamos consultas de seis em seis meses ou, pelo menos, uma vez ao ano para fazer o monitoramento até a dentição permanente estar completa”.

Saiba mais sobre a ABOR-SC

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC) é uma entidade estadual filiada à Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), que age de forma nacional. Os associados ABOR-SC são ortodontistas profissionais e reconhecidos em sua área. Além de gerenciar a ação dos ortodontistas no estado, a ABOR-SC também oferece informações e conhecimentos atualizados da ortodontia através de atividades específicas para os especialistas.

Um dos objetivos da associação, conforme explica o presidente Gustavo, é de primar pela excelência dos profissionais que trabalham para o desenvolvimento da especialidade, com seriedade e ética. “É fundamental que os pacientes procurem profissionais devidamente capacitados e registrados no Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO/SC) como especialistas em ortodontia, para uma avaliação adequada, diagnóstico e tratamento”, completa.

Quer saber mais sobre a ABOR? Através do site da instituição é possível encontrar uma listagem de todos os profissionais ortodontistas associados em Santa Catarina. Para um tratamento com segurança, basta conferir os especialistas disponíveis em cada cidade:www.aborsc.com.br

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira