Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Criciúma lança bike para cegos

Logo nas primeiras pedaladas, a insegurança e o medo do desconhecido dão lugar ao sentimento de liberdade. Andar de bicicleta, depois de anos, é como pedalar pela primeira vez e exige confiança no condutor. Neste domingo, um grupo de 15 pessoas com deficiência visual participa do lançamento do projeto Pedaladas para Cegos, em Criciúma. Com duas bicicletas adaptadas, eles irão resgatar a sensação do vento tocando no rosto.

Resultado do trabalho da Associação Sul-Catarinense de Cegos (ASCC), o projeto quer dar oportunidade para que pessoas com deficiência visual possam andar de bicicleta com segurança. As bikes foram customizadas pelo aposentado David Marcelo, que, além da mão da obra, doou algumas peças e horas de dedicação ao serviço. Orgulhoso, ele admira a alegria dos usuários do projeto, enquanto acerta alguns ajustes na correia e na altura do banco.

— De uns 12 anos pra cá comecei a mexer em bicicletas, mas não é uma profissão. Quando me falaram do projeto, aceitei na hora fazer as bicicletas, e se surgir novas oportunidades vou continuar fazendo — completa.

Enquanto as pessoas que não enxergam aproveitam o passeio na parte de trás da bicicleta, quem está no comando precisa de muita atenção e força para guiar. Os olhos de quem conduz são os olhos do caroneiro, que vai ouvindo os detalhes do percurso, acompanhando a descrição da paisagem e recebendo orientações sobre a hora de parar e descer da bike.

— A primeira vez eu estava realmente nervoso, mas foi tranquilo. Queremos convocar outras pessoas para participar do projeto como voluntários e ter essa sensação maravilhosa de conduzir alguém, de conversar com ele, traduzindo as suas sensações, é um privilégio — diz o voluntário André Roldão.

O projeto será lançado oficialmente neste domingo, às 15h30min, no Parque das Nações. Quinze cegos e cinco voluntários farão os passeios durante a tarde. As duas bicicletas adaptadas ficarão disponíveis para o uso de pessoas com deficiência visual, com o auxílio de condutores, durante todos os dias da semana.

Aventureiros, Toni e Delfino já pensam em participar de competições sobre duas rodasFoto: Caio Marcelo / Especial

“Sentimento de liberdade”

Ansioso para mais um teste na bicicleta antes do lançamento do projeto, o aposentado Antônio Carlos Nunes, 56 anos, há pelos menos 20 não sabia o que era pedalar, desde que perdeu a visão. Antes do acidente que o deixou cego, a bicicleta era o meio de transporte.

— Primeiro parece que você não vai ter equilíbrio, mas daí logo vem um sentimento de conquista e liberdade. Apesar de ter um condutor, é como se fosse a gente mesmo que estivesse conduzindo — resume.

Aulas gratuitas de bicicleta para iniciantes acontecem mensalmente em Florianópolis

O amigo Delfino da Rosa Cunha, 42 anos, que também perdeu a visão depois de adulto, também retomou as voltas de bicicleta a partir do projeto, e quer manter o hábito. Os dois são atletas de bocha, e já começam a vislumbrar competições na nova categoria, o ciclismo:

— Perguntam se eu tenho medo de cair, mas não tem problema. Até quem enxerga cai. É só levantar e tentar de novo.

Iniciativas pelo Estado promovem inclusão

O projeto em Criciúma é mais um dos espalhados pelo país e surgiu a partir da troca de ideias com outras iniciativas. Um desses projetos, Rodaguia, de Joinville, já compartilhou experiências com grupos de Blumenau, Florianópolis, Rio do Sul, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo o presidente da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi), Paulo Sérgio Suldovski, a ideia é levar o pedal inclusivo a todos os locais onde ele possa ser implantado.

— Hoje são onze bicicletas, duas delas para crianças, com o foco no fortalecimento dos vínculos com a família. Quem frequenta a associação pedala regularmente, mas também temos passeios externos em parceria com o movimento Pedala Joinville, participamos de pedais noturnos, mantendo a pessoa ativa no meio da sociedade — defende.

Em Florianópolis, o projeto Novos Horizontes leva para passeios de aventura pessoas com deficiência visual, sempre aos sábados, oferecendo novas sensações e compartilhando experiências. Com passeios pelo Centro de Blumenau, o projeto Novo Olhar, lançado pela Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille e empresários, oferece atividades pelas ruas centrais aos domingos, também com o objetivo de integrar a bicicleta ao trânsito da cidade.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina