Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

CTA prepara ações em alusão ao Dezembro Vermelho

CTA prepara ações em alusão ao Dezembro Vermelho

Após a ação de testagem e aconselhamento realizada em parceria com o projeto Escolhas e Univali dentro do campus Balneário Camboriú e da participação no “BC + Saúde para Você”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade está preparando algumas ações em referência ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção da AIDS. Nesta sexta-feira (30), uma ação em casas noturnas, bares e baladas da cidade vai orientar sobre o tema e o tratamento da doença.

Na véspera do Dia Mundial da Luta conta a AIDS, que ocorre em 1° de dezembro, equipes de prevenção do CTA entregarão kits com folderes alusivos ao tema e preservativos, além de darem orientações. “A ação em casas noturnas ocorre durante todo o ano e faz parte do nosso projeto chamado Ritmo de Prevenção, voltado para a prevenção em HIV/AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, contemplando também profissionais do sexo e Home – PS (saunas)”, disse a psicóloga coordenadora do CISS/CTA, Jacheline Hoffmann.

Dentre as ações também estão os mutirões de realização de testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis, que ocorrerão em unidades de saúde. Três unidades realizarão os testes no período noturno, sem a necessidade de agendamento prévio, ao longo de todo o Dezembro Vermelho: UBS Vila Real, UBS Municípios e UBS Nações. O teste rápido também pode ser feito nas outras Unidades Básicas de Saúde da Cidade e no próprio CTA, mediante apresentação de documentos de identificação. O teste é gratuito, sigiloso e demora aproximadamente de 30 a 40 minutos para a emissão do resultado.

Balneário Camboriú assinou, neste ano, a Declaração de Paris, que tem como objetivo de atingir as metas 90- 90-90 até 2020: 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável, de acordo com a declaração. Por isso, ações de prevenção na cidade são importantes para a contribuição e o fomento do compromisso de mobilização de recursos da saúde pública para a causa.

Sobre o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis. Essa conquista, se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde, por meio do DIAHV, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Exemplo disso, é que o país incorporou o dolutegravir como medicamento de primeira linha para tratar os pacientes.

Acesse www.aids.gov.br e saiba mais sobre a Aids e suas formas de prevenção e tratamento.

Fonte: Ministério da Saúde

_______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Centro de Testagem e  Aconselhamento (CTA)
(47) 3363-6741

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú