Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cuidado com o excesso de movimentos repetitivos

A tendinite do bíceps ou biciptal é uma doença que ocorre por excesso de uso e movimentos repetitivos do braço e do ombro. É caracterizada por uma inflamação no tendão que provoca dor na parte da frente do ombro e, entre as causas do  problema, destacam-se atividades como os arremessos, natação e trabalhos pesados, mas também há possibilidade de que ocorra por meio de uma lesão direta no tendão.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, de Chapecó, explica que os sintomas incluem dor ao mover o braço ou o ombro, principalmente ao levantar o braço acima do ombro, bem como na palpação da região anterior do ombro, rigidez no músculo e no tendão, além de edema próximo ao cotovelo.

O diagnóstico, segundo Reichmann, é feito por meio de exame físico, ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento é realizado com aplicação de compressas de gelo, uso de antiinflamatórios, além da aplicação de uma injeção de cortisona para ajudar na redução da inflamação e da dor. Por fim, é fundamental a realização de exercícios de reabilitação.

Como forma de prevenção, o médico orienta evitar o uso excessivo do braço.  “Também é importante reconhecer os sintomas no início da lesão para que não haja agravamento do problema. A prática de exercícios físicos é outra medida essencial, mas sempre com orientação de um profissional de educação física”, observa o médico.

Os tendões são tecidos conectivos nas extremidades dos músculos que os unem aos ossos. O músculo denominado bíceps está localizado na parte da frente do braço e possui três tendões (um deles na extremidade inferior ligando-se ao cotovelo e os outros em locais diferentes do ombro).

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH