Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cuidador de Idosos possibilita ganho de até 3 mil reais mensais (Veja se tem vagas na sua cidade)

A atividade de Cuidador ainda possibilita autonomia já que uma das maneiras de atuar é como MEI

Número de homens aumentam na profissão de cuidador e os motivos são o aumento das contratações, possibilidade de autonomia, e os ganhos que podem chegar a 3 mil reais mensais (Foto:Matthew Henry)

A profissão de Cuidador foi regulamentada em maio de 2019, no Congresso Nacional. O projeto de lei delimita que o profissional deve ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área. Além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais e atestados de aptidão física e mental. Engana-se quem acha que o Cuidador só pode atuar com idosos. Outros públicos são: pessoas com debilidades físicas e/ou mentais, crianças e etc. O fato de o maior número na empregabilidade para cuidar de idosos tem um motivo simples: o país e o mundo está ficando mais velho. Para se ter ideia: o número de pessoas com mais de 60 anos, no Brasil, já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade (Dado apresentado pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o IBGE, o país já tem 32,9 milhões de idosos.

Além dos Cuidadores terem a responsabilidade de zelar pelo bem estar físico dos idosos e/ou pessoas com debilidades físicas também devem acompanhar o aspecto mental/ psicológico desses indivíduos. A saúde mental ganhou relevância nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia: 80% da população brasileira apresenta sinais de ansiedade (Dado da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e 68% têm sintomas de depressão. Ou seja, o trabalho do cuidador se tornou ainda mais valorizado. Inclusive a questão da saúde mental foi tema da redação do ENEM, deste ano.

Além de conseguir atuar em hospitais, casas de repouso, e residências particulares, esses profissionais podem optar por serem autônomos. Segundo o portal vagas.com , que já atua há mais de 20 anos na disponibilização de vagas e estudo do mercado de trabalho brasileiro, o salário médio de um cuidador é de 1.420,00 reais. Logo, se esse profissional atuar como MEI (Micro Empreendedor Individual) pode dividir a sua carga horária e prestar serviço para mais de um local, tendo autonomia na oferta das suas horas, e podendo chegar a rendimentos de até 3.000 mil reais.

” Esta foi a tendência que encontramos no CEBRAC(Centro Brasileiro de Cursos). Antes da pandemia, o Curso de Cuidador já era um dos nossos carros-chefes, nas mais de 90 escolas que temos no Brasil. Com a pandemia, cresceu a procura em 12% e por meio do CEBRAC Empregos já direcionamos mais de 1000 estudantes para o mercado de cuidador. Além dos estudantes encaminhados para vagas fixas, auxiliamos os estudantes a gerir os seus recursos financeiros e como abrir o seu MEI. O aluno do curso pode atuar como fixo ou autônomo. Essa flexibilidade é muito boa , e só cresce o número de pessoas interessadas em fazer o curso”, explica Rogério Silva, CEO da rede de cursos profissionalizantes.

Ensinando a ser MEI

No último dia 2 de Fevereiro de 2021, o Ministério da Economia revelou que o Brasil registrou um recorde no número de aberturas de empresas em 2020 e catalogou 2,3 milhões de MEIs (Micro Empreendedores Individuais) ainda ativos em 2021. Essa tendência também aconteceu na profissão de Cuidador, que como MEI pode permitir ganhos de até 3 mil reais ao profissional.

Ser MEI requer disciplina (Já que esse profissional não tem um gestor), muita organização do tempo (Já que esse profissional presta serviço para mais de um local), e uma boa administração dos recursos financeiros para planejar férias, arcar com o tributo do MEI, e ter uma gestão do que entra de recurso e suas despesas pessoais.

“O que ensinamos nas 168 horas do curso é justamente esse caminho para ser MEI e/ou atuar como fixo na profissão. Damos noções de planejamento financeiro, ensinamos como abrir o MEI, orientamos quais são os limites do Cuidador, as suas obrigações dentro da casa da família, e quais não são as suas atribuições. Em um ambiente doméstico pode-se confundir as funções desse profissional. Por isso, orientamos e tiramos todas as dúvidas dos nossos alunos. Além disso, ministramos aulas experimentais, damos a oportunidade de estágios presenciais e no material, com o conteúdo, distribuímos vários QR Codes para que o aluno possa explorar mais sobre o determinado tema que deseja se especializar”, explica Jefferson Vendrametto, Diretor do CEBRAC.

Idosos cuidando de Idosos e mais homens como cuidadores

O desemprego, por conta da pandemia, atingiu principalmente o grupo de risco. Entre os que fazem parte desse grupo estão as pessoas mais maduras, acima dos 60 anos.No primeiro semestre de 2020 foram 67 mil profissionais, com mais de 65 anos, desempregados. Alta de 25% quando comparado com o mesmo período de 2019 (Dado do Caged- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“Com o aumento de pessoas desempregadas mais maduras, acima dos 50 anos, em 2020, tivemos um aumento de 15% por essa faixa etária pelo curso de Cuidador de Idosos, no CEBRAC. O cuidado da saúde, deste cuidador, deve ser feito diariamente. Afinal, ele cuida de outro indivíduo, geralmente 10 ou 20 anos mais velho que ele. Por isso, acompanhamento ao geriatra , cuidado físico e mental estão como prioritários para conseguir cuidar de pessoas mais velhas. É possível esse cenário e já está ocorrendo. É mais comum do que pensamos vermos filhos mais de 60 anos cuidando dos pais octogenários, irmão sem filhos que se apoiam na terceira idade, e cuidadores acima dos 50 anos cuidando de pessoas com 70, 80 anos”, explica Luciana Fontes, Superintendente da rede de Cursos Profissionalizantes.

Outro movimento que percebe-se no país pela procura na profissão de Cuidador são os homens interessados na carreira. E o motivo é simples: a carreira cresceu 547% no número de contratações. De 5.263 cuidadores no Brasil, em 2007, fomos para 36.720 cuidadores em 2018. Aumento de 547% de pessoas contratadas na carreira (Dado do Ministério do Trabalho). ” Com ganhos que podem chegar até 3 mil reais, mais homens , da faixa etária de 30 a 60 anos têm se interessado pela profissão. No Cebrac, em 2020, registramos 10% no aumento da procura, do sexo masculino, pelo curso de Cuidador”, finaliza Jefferson Vendrametto, diretor do CEBRAC.

Para checar se tem vagas na sua cidade, clique AQUI (Cebrac Empregos).

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 90 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê