Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cuidados capilares na praia: dicas para manter a saúde dos fios no verão

Ao falar em viagens para a praia, é comum a preocupação dos possíveis danos na pele causados pelo sol. Contudo, tão essencial quanto preservar-se da exposição aos raios ultravioletas no corpo, é igualmente importante dedicar atenção aos cuidados capilares durante esse momento de lazer.

 

A combinação de água salgada e sol pode ser prejudicial, causando diversos danos aos cabelos. A água do mar possui grandes quantidades de cloreto de sódio, sulfatos e magnésio. Quando esses componentes entram em contato com os fios, eles tornam-se responsáveis por modificar a estrutura do cabelo, ocasionando excesso de frizz, cabelo embaraçado e quebradiço.

 

Além disso, o excesso de sal na água contribui para a desidratação dos cabelos e, consequentemente, o ressecamento. Já a exposição ao sol e o contato com a areia são responsáveis por potencializar a desidratação, além de acarretar fragilidade capilar e desgaste das fibras capilares.

 

A fim de evitar os possíveis danos causados na praia durante a viagem, é fundamental intensificar os cuidados diários. Isso pode ser feito por meio de cuidados adequados, tratamentos e produtos específicos.

 

Mantenha a rotina de hidratação e nutrição

 

Ao planejar a viagem para a praia, é essencial incorporar à rotina a hidratação dos fios. Devido ao ressecamento provocado pela água do mar e a intensa exposição solar, é fundamental hidratar os fios com cuidados prévios aos cabelos, visando protegê-los e prevenir danos significativos.

 

Assim como a hidratação, a nutrição capilar atua para preservar e devolver os nutrientes dos cabelos. A constante exposição ao sol prejudica a saúde capilar, ocasionando o ressecamento dos fios. Por isso, investir nessa etapa durante o cronograma capilar é fundamental para a preservação.

 

Proteção térmica é indispensável

 

Assim como o protetor solar é considerado um item indispensável para a pele, o protetor térmico para os cabelos também desempenha um papel fundamental na prevenção de danos severos e na promoção da saúde dos fios. Esses produtos são criados justamente para reduzir o impacto causado pelos raios solares na estrutura capilar.

 

Recorra à água doce

 

Antes de entrar no mar, é aconselhável molhar os cabelos com água doce. Essa prática permite que os fios absorvam menos água salgada, prevenindo possíveis danos. Além disso, após o mergulho, é essencial remover o acúmulo de sal para dificultar qualquer efeito prejudicial.

 

Evite fontes de calor

 

Ao visitar a praia, o cabelo fica vulnerável, devido à constante exposição ao sol e a água salgada. Por isso, durante esse período, é fundamental evitar fontes de calor como secador, chapinha e banhos quentes. Recomenda-se deixar os fios secarem naturalmente após a utilização de finalizadores como cremes leave-in.

 

Opte pela proteção extra

 

Cabelos com química, descoloridos ou fragilizados necessitam de ainda mais atenção e cuidados na praia. Para evitar danos severos, a dica é optar por acessórios que protejam os fios da radiação solar como chapéus e bonés. Essa proteção extra irá garantir que os cabelos não fiquem ressecados pelo excesso de sol.

 

Use produtos com ingredientes naturais

 

Após o passeio na praia, é fundamental garantir a recuperação dos nutrientes e a manutenção da hidratação dos cabelos. Além de seguir o cronograma capilar antes e durante toda a viagem, é aconselhável optar por produtos menos agressivos aos fios, como shampoo e condicionador em barra natural.

 

Esses produtos não só reduzem os danos aos cabelos, uma vez que não contêm ativos químicos em sua composição, mas também são práticos para transportar na bagagem durante a viagem.

Créditos: swissmediavision/iStock

Posts Relacionados

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana

“Prédio do Neymar”, Yachthouse, instala pináculos para voltar a ser o maior do Brasil

Atlântico Shopping de Balneário Camboriú recebe Feira de Vinil neste fim de semana

Danilo Gentili apresenta show de stand-up comedy em Balneário Camboriú

Ballet Pilates: saiba mais do método que une passos da dança aos princípios do Pilates

Seis vezes Mr. Olympia, Dorian Yates marca presença inédita em evento de fisiculturismo em Camboriú

Miss Flamengo será Rainha do carnaval no Mato Grosso