Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Cuidados com os olhos em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia do Coronavírus (Covid-19), muito se fala sobre proteção e uso de máscaras. Mas como fica o cuidado com os olhos? O Dr. Sérgio Schroeder Corrêa, Oftalmologista da Clinica Visão de Joinville, empresa do Grupo Opty, esclarece as principais dúvidas:

É possível pegar o Coronavírus pelas mucosas dos olhos? Como cuidar para que isso não ocorra?

Sim, é possível pegar o Coronavírus através do contato de gotículas ou mãos contaminadas com a mucosa dos olhos. Para não haver contaminação, é importante evitar levar as mãos ao rosto e, quando necessário fazê-lo, higienizar previamente as mãos (lavando-as com água e sabão por ao menos 30 segundos ou utilizando álcool em gel 70%). Também se deve manter o distanciamento social (distância mínima de 2 metros em caso de pessoas gripadas ou infectadas) e higienizar frequentemente óculos, celulares e objetos que entram em contato com o rosto.

Ao sair na rua, devo proteger também os olhos com um EPI?

De forma geral, o uso de óculos de proteção e protetores faciais está indicado apenas para profissionais de saúde em contato com pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 e para profissionais da limpeza, pelo risco de respingos de material orgânico ou químico contaminado. O uso de EPI está vinculado às recomendações de cada cidade/estado

E quem usa óculos: quais cuidados devem ter ao retornar para casa? A máscara deve-se tirar com cuidado, pelos elásticos. E os óculos? Como tirá-los e higienizá-los? Posso usar álcool em gel?

Os óculos devem ser manuseados com as mãos previamente higienizadas, evitando tocar o rosto. A higienização dos óculos deve ser feita com água e detergente neutro: passar suavemente nas lentes com as mãos limpas e enxaguar com água corrente, para então secar com papel toalha ou lenço de papel seco, sem esfregar as lentes. Higienizar também as hastes até as pontas. Para os óculos, o uso do álcool em gel 70% não é indicado, pelo risco de danificar as lentes e armações.

Muitas pessoas que usam óculos têm reclamado sobre o embaçamento ao utilizar as máscaras. Como pode ser evitado?

Existem algumas medidas que ajudam a evitar o embaçamento das máscaras:

* Ajustar adequadamente a máscara ao rosto, de forma a minimizar o vão entre a parte superior da máscara e o rosto para evitar que o ar quente expirado suba em direção aos óculos.

* Algumas máscaras possuem uma parte mais rígida na porção superior, um clip, que pode ser moldado no rosto.

* Nas máscaras de elástico, pode-se torcê-los antes de prender atrás das orelhas para diminuir as alças.

* Nas máscaras com cordões para amarrar, é mais eficaz amarrar os cordões superiores na região da nuca e os inferiores na cabeça, passando por cima das orelhas.

* Se a sua máscara não permitir uma adaptação adequada ao rosto, o uso de uma fita de micropore na parte superior pode fazer esse ajuste.

* Para algumas armações de óculos, é possível deixar a máscara um pouco mais alta (mais próxima dos olhos) e usar o próprio peso da armação dos óculos para fazer a vedação superior da máscara, evitando o embaçamento.

Na internet, há dicas como passar sabonete seco nas lentes dos óculos para evitar o embaçamento ao usar máscara. Isso é recomendado do ponto de vista oftalmológico (contato do sabão com os olhos)? Pode danificar as lentes?

O uso de sabão seco seguido da remoção do excesso com um pano seco pode ajudar a não embaçar as lentes por algum tempo. No entanto, alguns tratamentos de lente utilizados pelos fabricantes reduzem a eficiência do método. Além disso, ele pode, sim, danificar o material das lentes.

Com o tempo seco e logo mais a chegada do inverno, quais os cuidados extras que devemos ter com os olhos?

O tempo seco e frio exacerbam os sintomas de olho seco e as alergias oculares, os quais podem induzir os pacientes a uma maior manipulação dos olhos por sintomas de coceira, aumentando o risco de contaminação pelo Coronavírus e outras doenças. Nesse período do ano, é importante redobrar os cuidados com a lubrificação ocular e tratamentos antialérgicos específicos indicados pelo oftalmologista, sempre aplicando os colírios e medicações com as mãos previamente higienizadas.

Quais são as urgências oftalmológicas e como saberei a hora de procurar um oftalmologista? E quem é do grupo de risco ou não puder ir ao oftalmologista: como a teleorientação pode ajudar nesses casos?

Pacientes apresentando sintomas como piora da visão, dor ocular, olho vermelho, visão de flashes de luz ou sinais de infecção ocular devem procurar atendimento oftalmológico urgente. É importante salientar que pacientes portadores de doenças crônicas, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma avançado, não devem interromper seus tratamentos contínuos, sob o risco de piora irreversível da visão. Em Joinville, temos a opção de teleatendimneto no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, portanto se tiver dúvidas, não hesite em procurar o médico (por telefone ou teleconsulta) para, juntos, decidirem a melhor forma de continuar o tratamento.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

IFC busca voluntários para acolhimento de futuros cães-guia

INSS notifica beneficiários por cartas físicas e digitais enviadas pelos Correios

Interditado o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

Udesc segue entre melhores universidades no ranking global da Times Higher Education

Mesmo com empréstimo de 30 milhões “requalificação” não passou no Nova Esperança

59 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: