Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Infestação de peçonhentos que podem causar a morte de humanos acende o alerta para medidas de prevenção. Vedar ralos é uma das indicações para que os escorpiões não se abriguem dentro de casa
 

O sul do país não é o habitat natural do escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso da América Latina, mas o animal tem sido encontrado com frequência na região. O animal peçonhento, de hábitos noturnos e adepto de ambientes quentes e úmidos, se prolifera com mais intensidade durante o verão – mas é na época chuvosa que ele busca novos locais para se abrigar.

Em Joinville, dados divulgados pela Vigilância Ambiental no fim de julho, de 2013 (quando o primeiro escorpião-amarelo foi localizado na cidade) até este ano foram encontrados 447 exemplares do animal em 18 bairros do município, embora sem registros de acidentes com humanos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país. Para minimizar a incidência de picadas, as orientações de especialistas são medidas simples.

Em ambientes externos, como jardins e quintais, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico – que atraem baratas, o principal alimento do escorpião. Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos peçonhentos.

“Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões. Por isso, o uso de equipamentos abertos em ralos facilita a presença deles no interior das residências. Como medida de prevenção e segurança aos moradores, já existem no mercado dispositivos que impedem a entrada de bichos e insetos pela tubulação”, explica Regina Montandon do Grupo Linear, referência no desenvolvimento de soluções de escoamento no país.

Tampas para ralos sem furos ou peças que possibilitam o fechamento da caixa sifonada são algumas das alternativas. O Fecha Ralo, por exemplo, uma exclusividade do Grupo Linear, é um equipamento que possui um sistema que abre e fecha conforme a vazão da água e, assim, evita a passagem dos escorpiões, baratas e insetos que causam danos à saúde humana. “A tampa móvel do ralo é acionada conforme a água precisa ser escoada. Quando esse processo finaliza, a válvula se fecha. É um sistema bastante simples, mas que oferece uma eficácia significativa, pois não compromete a vazão de água e inibe a presença de bichos indesejáveis e mosquitos nos ambientes fechados”, explica Regina Montandon, diretora-executiva do Grupo Linear. Aqui está um vídeo que mostra como o dispositivo funciona.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê