Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cuidados simples para manter a saúde vaginal em dia

Cuidados simples para manter a saúde vaginal em dia

Dicas descomplicadas para cuidar da região vaginal e se prevenir de doenças

 

O câncer de colo de útero e reto tem atingido 18.980 novos casos no Brasil a cada dois anos biênios (2018-2019), segundo estimativa 2018 do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A principal causa da doença é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Outros fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Cuidados simples, inseridos na rotina das mulheres, pode colaborar para a saúde vaginal. “É comum que as mulheres queiram manter a vagina sempre seca. Precisamos lembrar que uma vagina saudável não significa propriamente que ela seja seca. Assim como a região da boca e do ânus, a vagina também possui uma lubrificação própria, que funciona como defesa do organismo contra infecções”, explica a ginecologista e obstetra Adriana Lopes.

Existem alguns cuidados para manter as chamadas secreções controladas, evitando incômodo, o odor, e o mais importante: mantenha o organismo longe das doenças ginecológicas. É essencial manter a área da vagina ventilada, pois quanto mais abafada ela estiver, mais propícia a bactérias. Procure alternar o uso de calças e saias, como Adriana “para 1 dia com calças mais justas ou jeans, nos 2 posteriores use saias ou calças mais leves e soltas. Evite absorventes diários e opte sempre por calcinhas de cotton e algodão para promover a ventilação vaginal”.

Na hora do banho, escolha sabonetes neutros ou então sabonetes infantis de barra. O banho de assento com chá camomila uma vez por semana é uma dica preciosa para manter a saúde vaginal e vai auxiliar a controlar o PH vaginal.

Aliado aos cuidados diários, o exames preventivo (Papanicolau) deve ser realizado anualmente. “Infelizmente o ranking de câncer de colo do útero está muito alto no Brasil, sendo que ele é totalmente prevenível e tratável”, alerta a ginecologista.

Sobre Adriana Lopes

Ginecologista e obstetra com mais de 25 anos de experiência, Adriana Lopes (CRM PR 13.515 | RQE 5985) atua com ênfase em estética íntima feminina. A profissional presta serviços que promovem o bem-estar da mulher, qualidade de vida e autoestima feminina.

Posts Relacionados

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações

Banda argentina Star Beatles celebra 15 anos com show único em Blumenau

Festival Best of Blues and Rock traz o astro do blues-rock Joe Bonamassa ao Brasil, em junho

Lages ganha o seu primeiro McDonald’s

Família Santina protagoniza Campanha de Dia das Mães da Karsten

O quão popular é o bingo online no Brasil?

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura

Orquestra Filarmônica Catarinense Apresenta: “Música para a Mudança” no Festival Cidade Aberta

Drag Queen resgata brincadeira e vira febre na noite da Grande Florianópolis