Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cultura de vários países pode ser apreciada através de peças artesanais da Feira dos Países em Florianópolis

Cultura de vários países pode ser apreciada através de peças artesanais da Feira dos Países em Florianópolis

História, arte e cultural de 14 países em um só lugar até o dia 10 de fevereiro

 

 A Feira dos Países, em sua terceira edição em Jurerê – Florianópolis, oferece uma rica viagem cultural por 14 países através de peças artesanais, reunidas em um só lugar.  Os trabalhos artesanais representam muito mais que a essência do artesão e seu lado artístico, eles contam histórias e mostram valores de toda uma cultura, com crenças, costumes e tradições. Arte e cultura estão fortemente conectadas e podem ser apreciadas na Feira dos Países até o dia 10 de fevereiro, das 17h à meia-noite. O evento que tem visitação gratuita reúne quase 30 expositores.

Conforme uma das organizadoras, Carolina Ribeiro, mais de 10 mil peças de altíssima qualidade estarão disponíveis para venda na Feira dos Países; os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 10 mil. “A grande maioria das peças foram produzidas por famílias e comunidades que vivem da arte que fabricam, e na maioria dos estandes são os próprios artesãos que recepcionam os visitantes”, explica a organizadora. Os artesãos vêm de seus países de origem especialmente para a Feira.

No evento é possível encontrar uma grande variedade de artesanato: peças de decoração, acessórios, bijuterias, luminárias, cerâmicas, sandálias, joias, móveis, tecidos, colchas, almofadas, entre outros objetos. Conforme Lourdes Makowiecky, também organizadora, além ser uma ótima oportunidade para adquirir peças artesanais, a Feira dos Países proporciona um mergulho na cultura de cada país representado por seus artesãos locais. “O objetivo é valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse e a admiração dos visitantes em relação aos costumes e a cultura dos países presentes, como Índia, Turquia, Senegal, Egito, entre outros”, destaca Lourdes.

Confira um pouco do que alguns expositores trouxeram para o evento:

Peru estará presente com roupas típicas em lã de alpaca e lhama, além de cachecóis, levando também, espelhos decorativos, cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas e acessórios.

Turquia levará lustres, pratos decorativos, porta velas, cerâmicas e olho Turco – também conhecido como olho grego.

Madagascar, representado por Cheikh Ahmed Ahmed Tidiane Sene, traz a sua cultura representada por joias de design único com pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazuli.

Índia traz acessórios, colchas, móveis em madeira teka, além de lindos objetos de decoração produzidos artesanalmente.

Senegal vem com uma diversidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas.

A organizadora Carolina Ribeiro relata que os expositores consideram o povo brasileiro muito hospitaleiro, e que sabem apreciar as peças trazidas ao Brasil especialmente para o evento. “Em 2018 estivemos com a Feira dos Países em vários locais pelo Brasil, como Brasília, São Carlos, Vila Velha, Ribeirão Preto, Bauru e Jundiaí. Nesta época do ano é Florianópolis que recebe a Feira, oportunizando criativas e diferenciadas opções de presentes e lembranças para as festas de final de ano”, convida Carolina.

SERVIÇO

– O quê: Feira dos Países – edição Jurerê
– Quando: Até o dia 10 de fevereiro de 2019
– Horário: Todos os dias, das 17h à meia-noite
– Onde: Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, em Jurerê (ao lado do Food Park Jurerê Vila Gastronômica)
– Quanto: Entrada gratuita

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento