Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Curso qualifica pescadores do litoral catarinense

Atividades de pesca, condução e operação de embarcação de pesca, sistema de propulsão a motor diesel, conhecimentos elementares de primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal, prevenção de combate à incêndio e segurança em operações de embarcações de pescas. Esses são alguns dos assuntos abordados no Curso de Formação de Aquaviários, que está em andamento em Santa Catarina.

        A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), juntamente, com o Sindicato Rural de Florianópolis, as Colônias de Pescadores da Grande Florianópolis, o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) e a Capitania dos Portos de Santa Catarina.

        Conforme termo de cooperação técnica e financeira 2019/2020, firmado entre as entidades, serão realizadas 15 turmas, com um total de 1260 horas e aproximadamente 500 participantes. Neste ano, serão nove turmas no litoral catarinense, sendo duas em Barra do Sul e uma turma nos municípios de Palhoça, São José, Itapoá, Imaruí, Biguaçu, Florianópolis e Passo de Torres. As outas seis turmas estão previstas para ocorrerem no primeiro semestre de 2020.

    Ao concluírem a formação os alunos estarão preparados para que, durante um ano de embarque, consolidem o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessários para exercer a função de patrão de embarcações de pesca com AB menor ou igual a 10 e de potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior e na navegação costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos (CP) de sua jurisdição. Após um ano de embarque, os profissionais formados estarão aptos para exercer função de “patrão” (condutor), sendo responsáveis pelas manobras da embarcação e também a segurança de todos os aquaviários a bordo.

        O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que é preciso profissionais capacitados e preparados para o desempenho da função conforme a legislação vigente exige. “Ficamos orgulhosos em ver o interesse dos pescadores em buscar mais qualificação. Assim, pescadores e maricultores do litoral catarinense estão habilitados para o exercício profissional das atividades marítimas de maneira segura e regular perante a lei”, comenta.

        O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enaltece que a união de esforços para viabilizar essa qualificação contribui para um cenário crescente de desenvolvimento da produção sustentável, com competitividade e avanços sociais. “A metodologia de ensino proposta tem como fundamento a formação por competência, propiciando aos alunos conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem a ampliação de seu aprendizado no dia a dia de sua vida profissional”, salienta.

        A técnica em atividades de formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, ressalta que os interessados devem procurar os Sindicatos Rurais ou as Colônias de Pescadores do seu município. “Os maricultores e pescadores têm à disposição um curso gratuito de 112 horas aula que contribui no desempenho de suas funções profissionais”, comenta.

        HISTÓRICO

       O curso de pescador profissional iniciou em 2017 por meio de convênio entre Senar/SC, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Sindicato Rural de Florianópolis e IGEOF. Foram realizadas oito turmas, com 267 participantes capacitados em 672 horas/aula. 

        Em 2018, o curso foi promovido pelo Senar/SC, pela Capitania dos Portos de Santa Catarina e os Sindicatos Rurais de Florianópolis, Campo Alegre, Joinville, Nova Veneza e Imaruí. As ações foram expandidas com a parceria das Delegacias de São Francisco do Sul e Laguna, contando com apoio das Prefeituras e das Colônias de Pescadores dos municípios onde ocorreram a qualificação. Ao todo foram 13 turmas, com 357 participantes e 1.092 horas/aulas.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira