Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cursos d’água nas praias do Estaleiro e Estaleirinho são vistoriados

Cursos d’água nas praias do Estaleiro e Estaleirinho são vistoriados

Uma vistoria da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) nas praias do Estaleiro e Estaleirinho identificou indícios de contaminação em cursos d’água que desembocam nas duas praias. A inspeção, ocorrida na segunda-feira (07), faz parte das ações da Prefeitura de Balneário Camboriú para obter o certificado do programa Bandeira Azul, que significa comprometimento com a preservação ambiental.

Quatro cursos d’água foram vistoriados, entre ribeirões e drenagens pluviais. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd, os cursos d’água apresentam turbidez e mau cheiro. Gevaerd já solicitou a análise da água à Vigilância Sanitária e à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). A intenção é identificar o que está deixando as águas turvas e com cheiro ruim.

Conforme o secretário, em breve será realizada uma operação para examinar se há lançamento de esgoto nos cursos d’água. A operação, que será em conjunto com a Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras e Emasa, também vai averiguar se os sistemas de tratamento de efluentes de casas e estabelecimentos comerciais das duas praias são eficientes. Caso irregularidades sejam constatadas, os responsáveis serão notificados a solucionarem o problema e, se não agirem, serão multados, terão o esgoto lacrado e ainda poderão ser processados por crime ambiental.

As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Os três locais terão até final de 2018 para se adequarem e se tornarem ecologicamente corretos para então ter a bandeira azul hasteada.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público