Dança gaúcha é destaque na 22ª Festa Nacional do Pirão com a apresentação do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral

109

Dança gaúcha é destaque na 22ª Festa Nacional do Pirão com a apresentação do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral

Grupo resgata a cultura do sul do Brasil através da dança

         Visitantes da 22ª Festa Nacional do Pirão terão a oportunidade de conhecer diferentes culturas por meio das apresentações realizadas no Palco Cultural da festa. No dia 7 de setembro, às 18h, o grupo Folclórico Tropeiros do Litoral apresenta o Bloco Gaúcho, com danças tradicionais, dança do facão, chula e coreografias de entrada e saída.

         Fundado em 2004 na cidade de Itapema, o grupo participa de eventos nacionais e internacionais e mantém um projeto social dividido entre as categorias mirim, juvenil, adulta e veterana. Ao todo, mais de 200 dançarinos compõem o grupo.

         Os Tropeiros do Litoral exercem a função de resgatar a cultura do sul do Brasil através da dança. O grupo apresenta coreografias das etnias açoriana, ericeira, gaúcha, mexicana, argentina, além de danças do folclore brasileiro, balé e jazz.

         Nesses 14 anos de trajetória, o grupo já passou por mais de 30 cidades do Brasil, se apresentou no Paraguai e no Uruguai e está com viagem marcada para o México. O grupo folclórico Tropeiros do Litoral é campeão nacional do Festival de Criciúma, tricampeão do Santa Catarina Dança, tricampeão do Festival Desterro de Florianópolis, bicampeão do Festival Internacional de Danças de Joinville, entre outros títulos conquistados.

         Uma das premiações recentes é a medalha de Mérito Cultural, recebida da Câmara de Vereadores de Itapema. Além disso, o fundador e coreógrafo do grupo, Rudimar do Nascimento, possui o título da UNESCO de Embaixador da Paz.