Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Das oficinas à Banda Municipal: o caminho da música em Balneário Piçarras

“Ela tem ouvido absoluto. Ao ouvir qualquer som, como uma buzina de carro, um arrastar de cadeira ou um grito, consegue identificar qual é a nota musical”, revela Luciane.
A descoberta transformou para sempre a vida da família e, especialmente, da menina, que aprendeu a tocar violão, piano, flauta doce, bateria e saxofone.

“Ela tem 10 anos, mas já sabe fazer o que um adulto faz”, conta a mãe de Bárbara, que não esconde o orgulho da filha. “Ela já ajuda a dar aulas de violão e afina o instrumento muito mais rápido do que eu”, admite.
Bárbara se apaixonou pela banda municipal de Balneário Piçarras ao vê-la tocar e não teve dúvidas: queria fazer parte da orquestra.
“Conversei com o professor Sabino, e entramos nós duas. Hoje ela toca flugelhorn, e eu, saxofone”, lembra Luciane.
A mãe coruja conta que a filha tem um carinho especial por cada integrante da banda. Para a professora de música, Bárbara desenvolveu ainda mais suas habilidades e aprendeu muito sob a tutela do maestro José Sabino Santana. “A entrada na Banda Municipal foi 100% positivo na vida dela”, avalia.

 

 

Uma prática cultural e essencialmente humana, fruto da combinação de sons e ritmos; uma expressão artística transcendental, em cuja origem repousam as primeiras manifestações culturais; uma ciência perdida entre o preciso e o inexato. A música incorporou adjetivos e definições ao longo dos séculos, mas ainda traz a essência do que lhe julga com perfeição: “A música é um alimento para a alma”, define o maestro José Sabino de Santana.
Regente da Banda Municipal de Balneário Piçarras, Sabino é o “pai” da revolução que elevou a música ao status de cultura “obrigatória” em sala de aula. Foi ele quem, em 2007, incentivado pelo prefeito Leonel José Martins, iniciou o processo de educação musical nas escolas.  A ideia era trabalhar oficinas e incentivar o envolvimento dos alunos. O resultado foi surpreendente.
“Quando ele [maestro Sabino] se juntou a nós, havia apenas uma fanfarra municipal. Hoje, as cinco escolas municipais [Núcleo de São Braz, Cief, Francisca Borba, Felicidade Pinto Figueiredo e Monteiro Lobato] têm fanfarras próprias. Isso é coisa de cidade grande”, elogia Martins.
O projeto foi tão exitoso que, além de introduzir a fanfarra, acelerou o processo de formação da tão sonhada banda municipal. “Cidades bem maiores do que a nossa não conseguiram. Graças ao maestro Sabino, Balneário Piçarras tem uma banda municipal”, lembra o prefeito de Balneário Piçarras.

 

A orquestra começou o ano com aproximadamente 30 integrantes. À exceção dos professores, todos têm entre nove e 16 anos de idade. No grupo há tocadores de clarinete, trombone, bombardino, tuba, flauta transversal, saxofone, trompete, lira e percussão. Segundo Sabino, outros 30 alunos participam da escolinha, onde estudam e se preparam.
“São 30 futuros membros da banda”, resume o maestro.
As oficinas musicais: onde começa a “brincadeira”

A maioria dos integrantes da banda aprendeu a tocar nas oficinas de música oferecidas nas escolas municipais. Ao todo, 15 professores lecionam instrumentos como sopro, percussão, violão, flauta doce e, mais recentemente, violino.
O projeto de oficinas nasceu em 2013, no Cief. De lá para cá, a escola tornou-se referência não apenas pelo ensino em tempo integral, mas pela capacitação de pequenos prodígios. “A maioria dos alunos da banda é do Cief”, garante a diretora da unidade, Terezinha Elizete Pinto.
Pelos corredores da escola é possível encontrar crianças e jovens fazendo música como se estivesse brincando. “O Cief é outro lugar. Se as pessoas vissem o que havia nesse espaço há alguns anos, se surpreenderiam. É de encher os olhos”, comenta o prefeito Leonel Martins.
Talento e superação pela música

Fábio Henschel Sabel é um dos músicos que integram a orquestra.  Ele tem apenas 15 anos, mas a personalidade de um veterano. Vítima de má formação congênita nos membros superiores, não apenas toca a lira, mas impressiona pelo talento. “Sempre gostei de música, mas aprendi a tocar aqui mesmo, na escolinha”, revela o jovem músico.
A pequena Bárbara Aparecida Gomes de Oliveira é mais jovem: tem apenas 10 anos. Mas, na idade em que a absoluta maioria das crianças ainda aprecia, ela já ensina. Há três anos, a mãe, Luciane Pereira, 40, professora de música em Penha, descobriu na filha um dom raríssimo.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana

Menus exclusivos são conhecidos em lançamento do Festival Gastronômico “Um Mar de Sabores”

Balneário Shopping transmite Brasil X Bélgica nesta sexta

Restaurantes temáticos preparam menu especial para a 9ª edição do Balneário Saboroso

Shed Western Bar teve a honra de receber neste final de semana o Ator, Diretor e Produtor brasileiro Selton Mello

Laci Baruffi do Balneário Shopping recebe coleção de acessórios com tecido sustentável

Cinematerna exibe Jurassic World nesta quarta

Mostra de Teatro da Cia Tablado das Artes será sexta-feira e sábado no Teatro Bruno Nitz

Aniversário de Balneário Camboriú terá comemorações durante todo o mês de julho

Shed BC apresenta MC Kevinho

Balneário Shopping lança “Música na Praça”

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: