Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Decreto prevê alterações na regularização de motoristas de aplicativos

Decreto prevê alterações na regularização de motoristas de aplicativos

O decreto nº 9.444 foi publicado nesta terça-feira (25), e prevê adequações na legislação vigente para a fiscalização dos motoristas de transporte individual de passageiros que operam por meio de aplicativos na internet. A medida visa facilitar a regulamentação dos condutores e veículos.

Durante todo mês de junho, os profissionais puderam se cadastrar na Prefeitura de Balneário Camboriú, em cumprimento à Lei nº 4040/2017. Nas últimas semanas, motoristas e representantes de aplicativos estiveram reunidos com o secretário de Segurança, David Queiroz, para analisar um novo decreto, que altera pontos da lei. “O decreto busca atender as reivindicações dos motoristas adequando a legislação que cabe ao Poder Executivo e possibilitando que eles tenham mais acesso e facilidade ao cadastramento no Departamento de Trânsito. Dentre outros pontos que foram alterados, nós retiramos a exigência de que haja seguro contra terceiros e possibilitamos que o seguro do passageiro seja o mesmo que o aplicativo fornece ao motorista”, explica.

Um dos motivos principais da regulamentação é dar segurança aos usuários que andarão em um veículo devidamente licenciado e de acordo com as normas e com um motorista que preenche todos os requisitos exigidos. “Com isso, saberemos quantos motoristas temos rodando na cidade, e outros dados a partir dos quais poderemos implementar políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana”, fala Queiroz.

O decreto assinado pelo Prefeito Fabrício Oliveira prevê a confecção de carteira para o motorista e veículo. “Isso permite que o condutor utilize mais de um veículo, e o mesmo automóvel possa ser utilizado por mais de uma pessoa”, observa o secretário.

Confira os documentos que devem ser apresentados no Departamento de Trânsito (na Av. Santa Catarina, 701, bairro dos Estados, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira):

– Cópia do CPF e RG;
– Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compatível com a categoria de veículo conduzido, com autorização para exercer atividade remunerada (EAR);
– Comprovação do pagamento dos tributos municipais, estaduais e federais correspondentes ao exercício da atividade;
– Apresentar comprovante de residência em seu nome ou atestado, na forma da Lei Federal nº 7.115, de 29 de agosto de 1983;
– 02 (duas) fotos 3×4 atuais, sem óculos, boné, ou qualquer outro elemento que cubra total ou parcialmente o rosto; e
– Comprovar a inscrição, na qualidade de contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Alvará

Para que o motorista fique regularizado, é necessária a apresentação do alvará.

Para os profissionais que forem pessoas jurídicas (Microempreendedor Individual – MEI), é necessário o parecer do Departamento de Trânsito, CNH, requerimento de MEI e CNPJ. Nessa modalidade, o motorista fica isento de Taxa de Licença e Localização (TLL) e deve apresentar a Certidão Negativa de Débitos Federal (CND), a qual comprovará que o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) encontra-se em dia.

Para os autônomos, é necessário o parecer do Departamento de Trânsito, CNH e comprovante de residência. Neste caso, o profissional deve pagar o TLL de 1UFM e o Imposto Sobre Serviço (ISS) fixo anual de 0,5 UFM. O valor a ser pago é proporcional aos meses faltantes, ou seja, TLL de R$ 177,59 e ISS de R$ 88,79 até o final do ano.

Com o alvará em mãos, o motorista retorna ao Departamento de Trânsito para a fixação do Selo de Vistoria do Veículo e entrega da Carteira do Condutor e do Veículo.

O cadastramento em 2019 pode ser realizado até 29 de outubro. Até terça-feira (25), 165 motoristas passaram pelo setor de arrecadação da Prefeitura de Balneário Camboriú.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190

Departamento de Trânsito
(47) 3360-8647

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú