Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Delegado Claudio Monteiro, ex-diretor da Deic, assume Secretaria de Segurança em Palhoça

O delegado Claudio Monteiro, ex-diretor da Diretoria de Investigações Criminais (DEIC), assumiu na manhã desta terça-feira a Secretaria de Segurança Pública, Defesa do Cidadão e Trânsito de Palhoça. Na cerimônia de nomeação no gabinete do prefeito, ele falou que pretende agir em parceria com as polícias Militar e Civil para oferecer mais segurança aos cidadãos do município.

O trabalho será focado em cinco pilares traçados por ele e pelo prefeito Camilo Martins: inteligência para o monitoramento e segurança em sintonia e integração com órgãos do Estado; atuação pró-ativa e dinâmica do Procon; efetivação do trabalho de agentes de trânsito; atuação forte e preventiva da Defesa Civil e intensificação de operações de conscientização e prevenção da Lei Seca.

— Sou morador de Palhoça há oito anos, e o prefeito já havia me convidado outras vezes. Como agora ele me apresentou este projeto de implantar centrais de monitoramento 24 horas, aceitei porque vai ter esse respaldo. É a maneira que eu tenho de contribuir com a população de Palhoça — falou.

Monteiro também destacou que pretende agregar sua experiência como delegado às questões do município, mas deixou claro que a secretaria tem uma atribuição diferente da de segurança pública do Estado:

— Combater bandido, efetuar mandado de busca e apreensão é atribuição da segurança pública do Estado. Ter alguém que entende do negócio faz a diferença. No município, a situação é diferente, trabalha com o Procon, com a segurança pública no âmbito municipal, que são os agentes da Guarda Municipal. São realidades distintas — explicou.

Histórico

O delegado Monteiro é conhecido por comandar grandes operações policiais e porsua atuação firme enquanto comandou a Deic, a Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) e, nos últimos tempos, a Delegacia de Palhoça. Em abril de 2012, o delegado foi exonerado do comando da Deic. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Monteiro teria recebido diárias em uma operação da qual não participou. Na época, ele afirmou que houve erro administrativo e devolveu as diárias indevidas. Questionado nesta terça, não quis comentar o caso.

Pouco tempo antes do afastamento, o delegado já tinha chamado atenção, dando declarações sobre a prisão de assaltantes de caixas eletrônicos: “Se vierem para SC, podem ter certeza: vão ser presos ou mortos. Porque se vier para o confronto, nós vamos matar.”
Em julho de 2013, Monteiro voltou a ser assunto, quando prendeu o próprio irmão por tráfico de drogas em São José.

— Ele é um traficante como outro qualquer e não vou passar a mão na cabeça — disse o delegado, na época, em entrevista ao Diário Catarinense.

Em 2014, ele deixou a Divisão de Repressão a Entorpecentes da Deic, após nove anos, para assumir a Delegacia de Palhoça. Durante este período, realizou um trabalho de gestão da delegacia:

— Cheguei na delegacia e não tinha pátio para estacionar a viatura, porque estava tomada de veículos apreendidos. Então você tem que fazer toda essa gestão na unidade para começar a funcionar. É uma unidade que tem um deficit de servidores, inquéritos que estavam atrasadas. Eu vinha de uma unidade que era voltada exclusivamente para operações, para investigações policiais, e ali não era só isso — explicou.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)