Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Desde janeiro, Brasil despejou mais de 1 milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza

Mais leve e intuitivo, o novo site do Trata Brasil conta com o Esgotômetro, nova ferramenta no portal do ITB

Julho 2021 – Com o intuito de facilitar a disponibilização de dados sobre saneamento, o Instituto Trata Brasil publica o novo site oficial (https://www.tratabrasil.org.br/) com uma atualização mais moderna, trazendo mais informações para o público. Uma das novidades é o “Esgotômetro”, inspirado no impostômetro, a ferramenta tem o intuito de dar mais visibilidade à precariedade dos serviços de saneamento no país. No Brasil são despejados na natureza diariamente o equivalente a 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento. O Esgotômetro faz esse cálculo diário desde 1º de janeiro de 2021, até agora o país já despejou mais de 1,06 milhão de piscinas olímpicas com esgoto sem tratamento na natureza e o número segue aumentando. Para se ter uma ideia, de todo o esgoto gerado no país, estima-se que somente 46% seja tratado.

Ainda na primeira página do site, é possível ter acesso aos principais dados sobre os serviços de saneamento no Brasil com base no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e no Painel Saneamento Brasil. Os dados mostram que atualmente quase 100 milhões de brasileiros (46%) não têm acesso à coleta de esgoto (SNIS 2019), o Brasil teve mais de 273 mil internações por doenças de veiculação hídrica em 2019 (Painel Saneamento 2019) e 83,7% dos brasileiros têm acesso à água tratada (SNIS 2019). Um outro dado relevante é sobre as moradias sem acesso a um banheiro no país, atualmente sendo 1,7 milhão, o que corresponde a mais de 5 milhões de pessoas.

Em seguida é possível acessar o Painel Saneamento Brasil (https://www.painelsaneamento.org.br/) que possui os indicadores socioeconômicos e de saneamento de mais de 893 localidades em todo o Brasil. No portal é possível comparar e explorar os indicadores como acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto em diferentes cidades do país.

O público pode acessar ainda o blog do Instituto, que é atualizado semanalmente com posts relacionados ao saneamento; as Ações do Trata Brasil, que são trabalhos desenvolvidos com o intuito de expandir o conhecimento sobre saneamento básico para o país, nesta seção é possível ter acesso às atividades realizadas nos metrôs de São Paulo, os gibis desenvolvidos em parceria com editoras, campanhas, jogos online, entre outros; e a seção Estudos Trata Brasil, na qual é possível acessar os estudos que o Instituto Trata Brasil publica anualmente, nesta seção é possível ter acesso a todas as publicações, como o Ranking do Saneamento, Estudo sobre Perdas de Água, Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Brasil, entre outros.

No site o internauta pode encontrar mais informações sobre os embaixadores e associados do Trata Brasil, todos os episódios do podcast “Falando de Saneamento”, informações institucionais e muito mais. Acesse e confira: https://www.tratabrasil.org.br/.

Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, explica que as informações sobre saneamento básico são o grande motor da instituição para cumprir com o objetivo, que é de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira. “O acesso a informação pode transformar uma sociedade, entendemos que quanto mais se conhece sobre a realidade do saneamento básico no Brasil, mais temos base para cobrar os responsáveis. O esgotômetro, por exemplo, é uma ferramenta que ilustra o tamanho do desafio que temos, quando estamos simplesmente destruindo a natureza com lançamento de esgoto sem tratamento todos os dias”.

Posts Relacionados

No Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), Fort Atacadista patrocina mutirão de limpeza em Balneário Camboriú

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km neste sábado (18)

Ri Happy oferece vagas de empregos temporárias em Balneário Camboriú

Camboriú fará parte do roteiro de observação de aves da Costa Verde e Mar

BC amplia para 83+ o reforço da vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

BC amplia para 15+ a vacinação contra Covid-19 em adolescentes nesta quinta-feira

Professoras da Rede Municipal lançam livro sobre experiências na alfabetização

Atletismo de Balneário Camboriú recebe homenagem por desempenho internacional

Diminuição de casos graves de Covid-19 permite redução de leitos de UTI

Educação de Balneário Camboriú divulga 31° Chamada do Fila Única

Censo Populacional dos Animais termina dia 27 de setembro

Handebol de Balneário Camboriú vence Etapa Sul da Liga Nacional Cadete

Estão proibidos novos empreendimentos que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí (SC)

Campanha da FEMAMA convoca população a aumentar possibilidades de tratamento de câncer de mama no SUS

Ansiedade atinge 9,3% da população brasileira e traz prejuízos também para crianças e adolescentes

Próteses auditivas discretas e tecnológicas ajudam a derrubar o preconceito contra a surdez

Médico Perito explica detalhes sobre a aposentadoria por invalidez

Conscientização e fiscalização: palavras-chave para diminuir a mortalidade de animais marinhos

Loja da Águas de Camboriú tem novo horário de atendimento ao público

Prefeitura de Camboriú abre inscrições para contratação temporária de operário braçal