Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Desde janeiro, Brasil despejou mais de 1 milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza

Mais leve e intuitivo, o novo site do Trata Brasil conta com o Esgotômetro, nova ferramenta no portal do ITB

Julho 2021 – Com o intuito de facilitar a disponibilização de dados sobre saneamento, o Instituto Trata Brasil publica o novo site oficial (https://www.tratabrasil.org.br/) com uma atualização mais moderna, trazendo mais informações para o público. Uma das novidades é o “Esgotômetro”, inspirado no impostômetro, a ferramenta tem o intuito de dar mais visibilidade à precariedade dos serviços de saneamento no país. No Brasil são despejados na natureza diariamente o equivalente a 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento. O Esgotômetro faz esse cálculo diário desde 1º de janeiro de 2021, até agora o país já despejou mais de 1,06 milhão de piscinas olímpicas com esgoto sem tratamento na natureza e o número segue aumentando. Para se ter uma ideia, de todo o esgoto gerado no país, estima-se que somente 46% seja tratado.

Ainda na primeira página do site, é possível ter acesso aos principais dados sobre os serviços de saneamento no Brasil com base no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e no Painel Saneamento Brasil. Os dados mostram que atualmente quase 100 milhões de brasileiros (46%) não têm acesso à coleta de esgoto (SNIS 2019), o Brasil teve mais de 273 mil internações por doenças de veiculação hídrica em 2019 (Painel Saneamento 2019) e 83,7% dos brasileiros têm acesso à água tratada (SNIS 2019). Um outro dado relevante é sobre as moradias sem acesso a um banheiro no país, atualmente sendo 1,7 milhão, o que corresponde a mais de 5 milhões de pessoas.

Em seguida é possível acessar o Painel Saneamento Brasil (https://www.painelsaneamento.org.br/) que possui os indicadores socioeconômicos e de saneamento de mais de 893 localidades em todo o Brasil. No portal é possível comparar e explorar os indicadores como acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto em diferentes cidades do país.

O público pode acessar ainda o blog do Instituto, que é atualizado semanalmente com posts relacionados ao saneamento; as Ações do Trata Brasil, que são trabalhos desenvolvidos com o intuito de expandir o conhecimento sobre saneamento básico para o país, nesta seção é possível ter acesso às atividades realizadas nos metrôs de São Paulo, os gibis desenvolvidos em parceria com editoras, campanhas, jogos online, entre outros; e a seção Estudos Trata Brasil, na qual é possível acessar os estudos que o Instituto Trata Brasil publica anualmente, nesta seção é possível ter acesso a todas as publicações, como o Ranking do Saneamento, Estudo sobre Perdas de Água, Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Brasil, entre outros.

No site o internauta pode encontrar mais informações sobre os embaixadores e associados do Trata Brasil, todos os episódios do podcast “Falando de Saneamento”, informações institucionais e muito mais. Acesse e confira: https://www.tratabrasil.org.br/.

Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, explica que as informações sobre saneamento básico são o grande motor da instituição para cumprir com o objetivo, que é de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira. “O acesso a informação pode transformar uma sociedade, entendemos que quanto mais se conhece sobre a realidade do saneamento básico no Brasil, mais temos base para cobrar os responsáveis. O esgotômetro, por exemplo, é uma ferramenta que ilustra o tamanho do desafio que temos, quando estamos simplesmente destruindo a natureza com lançamento de esgoto sem tratamento todos os dias”.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência