Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Desfile “Tradições do Natal” leva a essência do Vale do Itajaí a Gaspar nesta sexta

Desfile “Tradições do Natal” leva a essência do Vale do Itajaí a Gaspar nesta sexta

Personagens que representam a tradição do Natal no Vale “invadem” a rua Coronel Aristiliano Ramos a partir das 20h30

 

Elfos, lanterneiras, Reis Magos, doceiras de Natal, Banda Noel, São Nicolau e até o Pelzickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães) vão “invadir” a rua Coronel Aristiliano Ramos nesta sexta, dia 14 de dezembro, para o grande desfile “Tradições do Natal” de Gaspar. Os personagens representam a essência da data no Vale do Itajaí, em um espetáculo que promete levar moradores e visitantes para a principal rua comercial da cidade.

O desfile, com início às 20h30, será aberto por elfos, seguido pelo carro “Bela Bike”, uma charrete motorizada, caracterizada com decoração natalina, iluminada e sonorizada, com a presença do prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, e sua família, além de rainha e princesas da Expogaspar. Em seguida, vem as doceiras de Natal, um bloco de senhoras que representam a tradição herdada dos colonizadores de produzir doces, bolachas de Natal e panetones caseiros nesta época do ano.

São Nicolau, personagem herdado da colonização alemã do Vale do Itajaí, vem logo após. Diferente do Papai Noel, Nikolaus viaja de burro no meio da noite do dia 6 de dezembro e deixa presentinhos como moedas, chocolates, laranjas e brinquedos nos sapatos das boas crianças. São Nicolau também visita os pequenos em escolas ou em casa e, em troca de doces ou presentes, cada criança deve recitar um poema, cantar uma música ou fazer um desenho.

O Pelznickel é outro destaque do desfile de Natal de Gaspar.  Também conhecido como o Papai Noel do Mato, o Pelznickel, é um ajudante de São Nicolau que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde mora para invadir as ruas da cidade. Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, ele tem chifres e máscaras assustadoras, além de carregar correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e cobrar obediência daqueles que andaram aprontando ao longo do ano.

O carro dos sonhos e desejos de Natal de crianças e adultos, no entanto, é o trenó do Papai Noel. Nas diversas alas, será possível ver também a alegria dos Reis Magos, Maria e José, carro alegórico da Noite de Natal, Mamães Noel e duendes.

Praça do Natal

 

Na Praça de Natal, um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas, o público conta com atrações como a Casa do Papai Noel e o Presépio representando São José, Santa Maria, o menino Jesus, os três reis magos, além dos animais (vaca, jumento e ovelha).

Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla.  O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves