Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Designers renomados do país compartilham experiências na Design Days 2019

Arquiteto Guto Requena, que acaba de conquistar a premiação mundial Architizer A+Awards 2019, é um dos destaques do evento, que ocorrerá de 14 a 16 de agosto, no CasaHall Design District, em Balneário Camboriú. As inscrições são gratuitas e já estão abertas

 

A 3ª edição da Design Days – única semana de design catarinense – reservou uma programação plural para os participantes. Serão três dias de agenda – 14 , 15 e 16 de agosto – com palestras, oficinas e instalações para que o público faça uma imersão no universo da arquitetura, arte e do design, nas suas diferentes formas. O CasaHall Design District, em Balneário Camboriú, idealizador da semana, é o local de encontro de todas as atividades. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento: www.designdays.com.br.

 

Para compartilhar experiências profissionais no mercado do design, principalmente de produto, a organização do evento selecionou nomes que são referência na área, com o desenvolvimento de projetos singulares e muitos deles reconhecidos em premiações importantes do segmento.

 

Um deles é o Furf Design, de Curitiba (PR), que tem à frente Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner. O estúdio escreve história por ter projetado o único produto com as três maiores premiações mundiais de design. A Confete, criada pela dupla em 2016 – a primeira capa de prótese de perna produzida em escala no mundo, conquistou o Best of the Best, no aclamado prêmio alemão Red Dot, o Leão de Cannes em Product Design e o iF 2018.

“Ela une uma inovação totalmente disruptiva com uma simbologia democraticamente compreensível. Hoje, ela (a Confete) é a opção mais acessível em 19 países, e no Brasil é gratuita pelo SUS e INSS. É um design inclusivo e não exclusivo”, destacam os autores da peça premiada e que participam da programação da Design Days, no dia 14 de agosto com o bate-papo sobre “Como desenhar o futuro”.

No segundo dia, 15 de agosto, é a vez do designer, marceneiro e skatista Régis Padilha, de Canela (RS), falar sobre a sua trajetória como designer autoral e também em parceria com indústrias moveleiras nacionais, entre elas, a Sierra Móveis. Com a grife já participou em 2018 do iF Awards Design, onde foi finalista com a Poltrona Jozzia, a mesma levada para a expo da Brazil SA em Milão, durante o Salão Internacional do Móvel.

O duo do Mula Preta – formado pelo designer André Gurgel e pelo arquiteto Felipe Bezerra, ambos naturais de Natal (RN) -, fecha a segunda noite do evento. Com uma abordagem fluida, os profissionais vão falar sobre a história da empresa, a sinergia com o desenvolvimento de produtos, as inspirações e qual a visão deles do presente e do futuro do design no Brasil. Na oportunidade pretendem sortear aos presentes duas miniaturas assinadas por eles.

A troca de ideias com experientes profissionais do design segue ainda na sexta-feira, 16 de agosto, com a participação do catarinense Richard Gohr, que falará sobre o seu processo criativo e a relação que ele tem com o desenvolvimento de produtos em grande escala industrial. “Também quero abordar a nova forma de comercialização de produtos depois da internet”, pontua o designer e arquiteto, que hoje também atua em projetos arquitetônicos e de interiores, na LOGOarquitetura, com sede em Blumenau.

 

Uma das presenças mais aguardadas é, sem dúvida, a do arquiteto Guto Requena, que fecha com chave de ouro da 3ª edição da Design Days. A partir da temática “Esculpindo Memórias: Design e Comportamento na Era Digital”, serão abordados tópicos referentes ao universo digital e suas relações com novos modos de vida, que são a base para se entender os rumos do design, urbanismo e de comportamento nos tempos atuais. Guto irá mostrar ainda a produção recente de projetos do Estúdio Guto Requena, com foco em suas experiências de inovação, arte pública, arquitetura e tecnologias interativas, como o Love Project, Criatura de Luz, Eu Estou, Pavilhão Dançante e Me conta um segredo.

 

Com o projeto ‘My heart beats like yours’, o estúdio Guto Requena conquistou o Architizer A+Awards 2019, premiação internacional que reconhece e valoriza o melhor da arquitetura e design no mundo. O projeto que em português significa “Meu coração bate como o seu” é um trabalho interativo, em grande escala, um híbrido de mobiliário público urbano e escultura, localizado na icônica Praça da República, em São Paulo.

 

A Design Days é uma realização do CasaHall Design District com patrocínio da Guararapes e conta com o apoio Artefacto, ABD/SC, Café Jurerê, Life Rainbow, Mels Brusches, Volvo, Oriente-se, Sierra Móveis, SCA, SC Lareiras, Orlean, UNIVALI, Portal ArqSC, Gran House, Imprex, Sid Som e Iluminação, Fibrafort.

Confira a programação completa da Design Days 2019:

14 de agosto – quarta-feira

17h30 às 18h10 – Marcelo Orlean

19h às 20h – “Como desenhar o futuro” / Furf Design Studio

20h30 às 21h30 – “Projeto Sertões”/ Zizi Carderari

15 de agosto – quinta-feira

17h30 às 18h10 – Regis Padilha

18h20 às 18h45 – “Smart Cities: os conceitos para a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis” / Michele Pires (diretora da ABD/SC)

19h às 20h – Estúdio Mula Preta

20h15 às 21h45 – “Casa desconstruída: a nova dinâmica do lar” / Luiza Loyola

16 de agosto – sexta-feira

17h30 às 18h10 – “Processo criativo x produção em escala industrial e o novo formato de comercialização” / Arquiteto e designer Richard Gohr

19h às 20h  – “Cores”/ Blanca Liane, CEO da Lexus Groupe at Pantone

20h30 às 21h30 – “Reflexão sobre memória, cultura e poéticas narrativas em diferentes escalas do design”/ Arquiteto Guto Requena

SERVIÇO

O que: Design Days

Quando: de 14 a 16 de agosto

Onde: Casahall Design District

Endereço: Avenida do Estado, 4770, Bairro dos Estados. Balneário Camboriú – SC

Inscrições gratuitas: www.designdays.com.br

Related posts

11ª Mostra Cultural de Dança comemora os dez anos da Fundação Aury Luiz Bodanese

Projeto Arte na Praça anima Tijucas neste fim de ano

Eduardo Souza vai representar Santa Catarina no concurso nacional

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: