Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Desligamento do sinal analógico inicia nesta quarta-feira na região

Desligamento do sinal analógico inicia nesta quarta-feira na região

Uma nova fase do encerramento das transmissões analógicas começa em 05 de dezembro, finalizando no dia 17 de dezembro

A partir desta quarta-feira, 05 de dezembro, 13 cidades catarinenses iniciam o processo de desligamento do sinal analógico de televisão e, a partir de 17 de dezembro, além de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Luiz Alves, Gaspar, Indaial e Pomerode terão o sinal analógico desligado.

“É o início do desligamento do sinal analógico de TV na região. Cumprimos uma etapa importante, agora entramos na reta final e a população ganhou mais tempo para se preparar”, declarou Cheila Zortéa, gerente regional da Seja Digital em Santa Catarina.

Vale ressaltar que as emissoras já podem desligar o sinal analógico. O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) decidiu estender os prazos onde ainda não foi atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital; com isso, a população terá mais tempo para se preparar para a transição.

“Nos três clusters ativos em Santa Catarina, englobando 13 cidades catarinenses, a pesquisa registrou o índice de 89% de domicílios digitalizados e, portanto, teremos mais 12 dias para que a população se prepare para receber o sinal digital. Mas, é importante destacar que as emissoras já podem dar início ao desligamento nas regiões e é importante que as pessoas não deixem para a última hora, pois senão podem ficar sem o sinal de televisão”, explica Cheila.

A Seja Digital reforça sua mensagem de não deixar ninguém para trás e os canais de atendimento gratuito 147 e o site sejadigital.com.br continuam ativos para atender a população. No estado, cerca de 40% das pessoas que têm direito ao kit gratuito ainda não realizaram o agendamento ou retirada dos kits. “Mesmo que a família já receba o sinal digital é importante retirar o kit e presentear alguém que não tenha condições de adquiri-lo. É um benefício ao qual as famílias têm direito e que deve ser usufruído”, ressalta a gerente regional da Seja Digital.

Mais de 800 cidades brasileiras já passaram por esta mudança e contam com sinal de TV aberta 100% digital.

Dados por regiões:

Jaraguá do Sul
– Mais de 14 mil kits para serem distribuídos em toda a região;
– Mais de 8 mil kits já foram distribuídos.

Joinville
– Mais de 37 mil kits para serem distribuídos em toda a região;
– Mais de 23 mil kits já foram distribuídos;

Blumenau
– Mais de 21 mil kits para serem distribuídos em toda a região;
– Mais de 13 mil kits já foram distribuídos;

Principais dúvidas

A gerente regional da Seja Digital em Santa Catarina, Cheila Zortéa, esclarece as principais dúvidas da população.

Por que o sinal analógico está sendo desligado no Brasil?

“A melhor qualidade do sinal digital é um dos motivos para explicar o processo. Além disso, vários canais de televisão analógicos ocupam frequências na faixa 700 MHz, que será utilizada para outra finalidade. O desligamento do sinal analógico destes canais e o remanejamento dos digitais para outra faixa, vai permitir que operadoras de celular usem essas frequências para melhorar o serviço de 4G oferecido no território nacional. Essa liberação aconteceu através de leilão promovido pela Anatel no final de 2014, onde as empresas interessadas compraram o direito de explorar as frequências”.

O que muda com o sinal digital?

“A principal mudança é a qualidade da imagem, que diferentemente do sinal analógico, passa a ter alta definição. O salto é de 704 x 480 linhas de pixels para 1.920 x 1.080 linhas de pixels na resolução das imagens. Na prática, as imagens ficarão mais nítidas para os espectadores, o que aumenta a quantidade de detalhes percebidos, será som e imagem de cinema na casa do telespectador”.

Como descubro se meu sinal ainda é analógico?

“As emissoras estão exibindo, durante sua programação, um símbolo que indique o uso do sinal analógico. Se sua televisão já for digital, mas a antena for analógica, a imagem ficará borrada”.

Tenho TV a cabo ou parabólica, também preciso de um kit?

“Uma das grandes dúvidas da população é sobre os serviços de TV a cabo. Para quem tem o serviço de televisão por assinatura ou parabólica, não precisa se preocupar com a adaptação ao sinal digital porque as empresas já são digitalizadas, independentemente do modelo da televisão. Os condomínios também precisam se digitalizar. O primeiro passo para síndicos e administradores de condomínios se prepararem é verificar a antena coletiva. Para captar o sinal digital, a antena deve ser digital e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada para a tecnologia do sinal digital. Outro alerta é para o aparelho de TV que também precisa estar preparado para receber este sinal. Nos casos em que o morador não quiser depender do condomínio, é possível instalar uma antena e um conversor internos.

Como sintonizar os canais?

“Para quem estiver com dificuldades em encontrar os canais digitais é importante refazer a busca de canais. Para continuar assistindo à programação de TV pelo sinal digital, é necessário realizar a busca de canais em seu televisor ou conversor seguindo os passos abaixo: Acesse o menu opções pelo controle remoto. Acesse o item Busca de Canais ou Sintonizar Canais. Aguarde a conclusão da Busca de Canais. Agora, você pode assistir TV com imagem e som de cinema.
Lembre-se os canais digitais terminam com PONTO UM.  Exemplo: 1.1; 2.1; 3.1, etc. Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis em sua região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”.

Como saber se minha TV é compatível com o sinal digital?

“Todos os televisores de ao menos 26 polegadas fabricados a partir de 2010 têm, segundo norma do governo, conversor digital integrado. Além disso, outra forma de checar é a presença da indicação “DTV” no aparelho.”

Como faço para ter acesso ao sinal digital?

“Para se adequar ao sinal digital, são necessárias uma antena e uma televisão que recebam esse tipo de transmissão. Caso o modelo do televisor seja incompatível, é possível comprar um conversor”.

Quem tem direito a um conversor gratuito?

“Famílias que fazem parte de algum programa social do governo federal têm direito a receber a antena e o conversor de TV digital gratuitamente. Quem tiver dúvida sobre estar inscrito em algum programa, pode ligar para o número 147, com o número do Número de Identificação Social (NIS).”

Quais sinais indicam que a transmissão analógica está sendo desligada na minha cidade?

“As emissoras geradoras, que geram conteúdo para todo o País, vão exibir um aviso fixo informando que o sinal analógico foi desligado, mas que o conteúdo está disponível na transmissão digital. Os canais de retransmissoras ficarão simplesmente pretos, sem conteúdo nem aviso em exibição”.

Se eu tiver direito ao kit, mas a minha casa já está digitalizada, devo retirar?

“Sim, indicamos que as famílias que têm direito devem retirar seu kit e que façam uma doação para alguém que não tenha condições de adquirir um”.

Quais os benefícios que os telespectadores poderão usufruir com a digitalização da TV?

“Os principais benefícios são: Alta definição: Áudio e vídeo melhor que a TV analógica. Mobilidade: Possibilidade de utilizar o equipamento em movimento, sem perder a cobertura. Será possível captar os sinais de TV em dispositivos em movimento: ônibus, trens, metrô, carros, barcos etc. Portabilidade: É a possibilidade de utilizar o mesmo equipamento em pontos diferentes de cobertura. Exemplo: televisores e computadores de mão equipados com receptor de TV ou telefones celulares equipados com receptor, nos quais o espectador pode assistir à programação deslocando-se ou não. Interatividade: pode disponibilizar diversos serviços, tais como: comércio eletrônico, banco eletrônico, enquetes, ensino à distância, jogos, imagens de vários ângulos etc. Por meio desse recurso, o telespectador pode selecionar informações de um programa, visualizar o guia de programação entre outras atividades.”

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira