Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Detalhe Teatro leva oficinas culturais a Gaspar, a partir de setembro

Detalhe Teatro leva oficinas culturais a Gaspar, a partir de setembro

O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania deve atingir cerca de 450 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, com cursos de artesanato, dança, musicalização, teatro e teatro de bonecos

Arte e cidadania. O grupo Detalhe Teatro, de Santa Catarina, leva para a cidade de Gaspar o projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania, que oferece oficinas de arte com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) – política governamental que desenvolve ações em grupos ou coletivos e visa ampliar trocas culturais, vivências, fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Serão cinco modalidades de oficinas, que ocorrem a partir do dia 11 de setembro e seguem até abril de 2018: Artesanato, ministrado pela oficineira Natele Petersen; Dança, por Renan Batschauer; Musicalização, pelo oficineiro Marcelo Branco; Teatro, ministrado pelos atores Zanza França, Jean Massanero, Roberto Morauer e James Beck; e Teatro de bonecos, pelo oficineiro Pedro Boneco.

Cerca de 450 crianças e adolescentes (de sete a 16 anos) do SCFV serão beneficiadas com as oficinas, que ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família, CRAS Zilda Arns, CRAS Silvio Schramm, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Centro de Convivência da Terceira Idade e no Bairro Bateas, com turmas nos períodos matutino e vespertino. Para participar, a comunidade de Gaspar deve procurar os CRAS ou a Secretaria de Assistência Social do município.

“A prática artística traz, em sua essência, a possibilidade de proporcionar que os indivíduos assimilem uma vasta gama de conhecimentos, não só para se tornarem artistas, mas também para o desenvolvimento da consciência grupal, das potencialidades expressivas, do raciocínio e do equilíbrio físico e emocional”, comenta o ministrante da aula de teatro, Roberto Morauer. “Esse convívio físico e emocional promove o respeito às diferenças físicas, étnicas e culturais e diminui bloqueios de preconceitos, baixa autoestima e dificuldades na convivência em grupo, problemas comuns na sociedade atual. Além disso, promove a sensibilização de crianças e adolescentes, o que contribui para a vida futura dos cidadãos”, acrescenta ele.

Segundo o oficineiro de teatro, Jean Massanero, as ações do projeto estão diretamente relacionadas com três eixos norteadores aos direitos da criança e do adolescente: a do direito à Convivência Familiar e Comunitária, pois todas as oficinas promovem a prática e a necessidade da convivência e da grupalidade; do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, sendo que o projeto visa colaborar com a inserção da prática artística nos processos de formação, educação e desenvolvimento, o que também é garantir o direito à cultura; e do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. “Todas as oficinas têm a capacidade de promover a profissionalização, pois há a experimentação da prática artística considerando a real possibilidade do participante, futuramente, em ser um artista profissional”, explica.

O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania é aprovado pelo edital de chamamento público 02/2017 – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar e patrocinado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Acompanhe as notícias e as novidades do projeto pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro

DETALHE TEATRO
É uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos junto a crianças e a adolescentes, e, desde 2013, atua em Gaspar através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde realizou seis projetos junto às comunidades do município. Estes projetos compreenderam apresentações de peças temáticas e oficinas de teatro, teatro de bonecos e musicalização.

OFICINAS DO PROJETO
ARTESANATO: promove concentração e foco. Desenvolve várias técnicas como mandalas, pulseiras e colares de macramê, técnica tie dye de pintura sobre malha, com tingimento e amarrações; essa oficina também possibilita futura geração de renda. Ministrada por Natele Petersen.

DANÇA: desenvolve a coordenação motora, ritmo e expressividade corporal própria, promove o aprendizado dos movimentos e linguagens da dança, monta coreografias a partir das possibilidades individuais, gerando a autoconfiança. Trabalha princípios do movimento, elementos do movimento e as dimensões sócio-histórico-culturais das danças. Ministrado por Renan Batschauer.

MUSICALIZAÇÃO: proporciona a percepção do universo sonoro-musical, desenvolve a criatividade, contribuindo com o processo de construção do conhecimento. Ensina a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos e recicláveis e a pintura dos instrumentos. Ministrado por Marcelo Branco.

TEATRO: com linguagem apropriada para cada faixa etária, trabalha com técnicas de atuação que objetivam a expressão corporal, a preparação vocal, o desenvolvimento da expressão verbal, a sociabilidade, a integração e o desenvolvimento da capacidade do trabalho e vivência em grupo. Ministrado por Zanza França, Jean Massanero, Roberto Morauer e James Beck.

TEATRO DE BONECOS: confecção e manipulação dos bonecos para a montagem de peças teatrais, servindo de instrumento pedagógico e de comunicação entre crianças e adolescentes e a sociedade, além de desenvolver e afinar a psicomotricidade. Ministrado por Pedro Boneco.


SERVIÇO
CRAS CASA DA FAMÍLIA
Endereço: Rua Tubarão, 13, Bela Vista, Jardim Primavera
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)
Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30)
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).

CRAS ZILDA ARNS
Endereço: Rua Argemiro Krause, 103, Loteamento Novo Horizonte, Gaspar Mirim
Artesanato: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 8h às 10h e das 13h às 15h)
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30)
Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h)
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h).

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS MARIA HENDRICKS
Endereço: Rua Monte Castelo, 160, Bairro Sete de Setembro
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).

CRAS SILVIO SCHRAMM
Endereço: Rua das Palmeiras, 35, Margem Esquerda, Sertão Verde
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)
Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30)
Teatro de Bonecos: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30).

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE
Endereço: Rua Frei Canísio, 500, Coloninha
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).

BAIRRO BATEAS
Local a confirmar
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (sextas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h às 15h).

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu