Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia do Abraço: conheça os programas de acolhimento oferecidos pela Prefeitura de Balneário Camboriú

Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, é celebrado o Dia do Abraço. Em tempos de pandemia, as demonstrações de carinho, afeto e amizade – tão presentes dentro de um abraço -, tiveram que ser reinventadas.

Em Balneário Camboriú, apesar da pandemia, a Prefeitura Municipal mantém ativo vários programas sociais que tem como principal objetivo o apoio emocional e psicológico aos moradores de todas as idades, inclusive para os pets. São eles: Abraço ao Idoso, Abraço ao Servidor, Abraço à Vida, Abraço à Mulher e, ainda, o Abraço Animal.

Até maio deste ano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, o programa Abraço à Vida já realizou mais de 16.000 atendimentos presenciais ou via watts e chamadas telefônicas. Os atendimentos on-line são feitos às pessoas já em acompanhamento.

Apesar da pandemia, os atendimentos in loco foram mantidos e, nesse período, foram feitos vários encaminhamentos a comunidades terapêuticas ou clínicas psiquiátricas. Além disso, o Abraço à Vida oferece atendimento também aos familiares das pessoas com quadros depressivos. O atendimento é feito 24h pelo telefone (47) 99982-2322.

Dentro do Abraço à Vida, também há atendimento aos jovens do município, que enfrentam problemas emocionais e depressão. A metodologia voltada ao público mais jovem, conta com atendimento 24 horas, via telefone ou whatsapp também pelo telefone (47) 99982-2322.

Com foco na proteção às mulheres vítimas de violência, o município criou o Programa Abraço à Mulher. A iniciativa presta atendimento 24h, com assistência jurídica e acompanhamento psicológico. Desde que foi lançado, em abril de 2019, já prestou quase 3.700 atendimentos. O telefone do Abraço à Mulher é o (47) 999821906.

Outro programa voltado ao bem-estar das pessoas é o Abraço ao Servidor. Por meio da Secretaria de Gestão Administrativa, o serviço presta apoio e proteção aos servidores municipais, através do telefone (47) 9 9982-2104 24h. De outubro de 2017 até maio de 2020, foram realizadas 5.474 intervenções.

Os idosos de Balneário Camboriú também vivem rodeados de abraço. Inúmeras atividades são oferecidas gratuitamente pelo município, na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI). E mesmo durante este período de isolamento social, o pessoal da terceira idade tem acesso a lives e a recursos para que não precisem sair de suas casas.

Na cidade, os idosos contam com 34 oficinas e ainda com o Abraço ao Idoso, que oferece apoio emocional em todas as horas. O atendimento do Abraço ao Idoso é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020. Em média, antes do isolamento, 450 idosos participavam diariamente das atividades oferecidas pela SPI.

O município, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e em parceria com o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA), ainda mantém o Abraço Animal, que visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados, que não possuem tutores. Para acionar o Abraço Animal, basta ligar para o fone 153.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)