Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia do Abraço: conheça os programas de acolhimento oferecidos pela Prefeitura de Balneário Camboriú

Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, é celebrado o Dia do Abraço. Em tempos de pandemia, as demonstrações de carinho, afeto e amizade – tão presentes dentro de um abraço -, tiveram que ser reinventadas.

Em Balneário Camboriú, apesar da pandemia, a Prefeitura Municipal mantém ativo vários programas sociais que tem como principal objetivo o apoio emocional e psicológico aos moradores de todas as idades, inclusive para os pets. São eles: Abraço ao Idoso, Abraço ao Servidor, Abraço à Vida, Abraço à Mulher e, ainda, o Abraço Animal.

Até maio deste ano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, o programa Abraço à Vida já realizou mais de 16.000 atendimentos presenciais ou via watts e chamadas telefônicas. Os atendimentos on-line são feitos às pessoas já em acompanhamento.

Apesar da pandemia, os atendimentos in loco foram mantidos e, nesse período, foram feitos vários encaminhamentos a comunidades terapêuticas ou clínicas psiquiátricas. Além disso, o Abraço à Vida oferece atendimento também aos familiares das pessoas com quadros depressivos. O atendimento é feito 24h pelo telefone (47) 99982-2322.

Dentro do Abraço à Vida, também há atendimento aos jovens do município, que enfrentam problemas emocionais e depressão. A metodologia voltada ao público mais jovem, conta com atendimento 24 horas, via telefone ou whatsapp também pelo telefone (47) 99982-2322.

Com foco na proteção às mulheres vítimas de violência, o município criou o Programa Abraço à Mulher. A iniciativa presta atendimento 24h, com assistência jurídica e acompanhamento psicológico. Desde que foi lançado, em abril de 2019, já prestou quase 3.700 atendimentos. O telefone do Abraço à Mulher é o (47) 999821906.

Outro programa voltado ao bem-estar das pessoas é o Abraço ao Servidor. Por meio da Secretaria de Gestão Administrativa, o serviço presta apoio e proteção aos servidores municipais, através do telefone (47) 9 9982-2104 24h. De outubro de 2017 até maio de 2020, foram realizadas 5.474 intervenções.

Os idosos de Balneário Camboriú também vivem rodeados de abraço. Inúmeras atividades são oferecidas gratuitamente pelo município, na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI). E mesmo durante este período de isolamento social, o pessoal da terceira idade tem acesso a lives e a recursos para que não precisem sair de suas casas.

Na cidade, os idosos contam com 34 oficinas e ainda com o Abraço ao Idoso, que oferece apoio emocional em todas as horas. O atendimento do Abraço ao Idoso é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020. Em média, antes do isolamento, 450 idosos participavam diariamente das atividades oferecidas pela SPI.

O município, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e em parceria com o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA), ainda mantém o Abraço Animal, que visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados, que não possuem tutores. Para acionar o Abraço Animal, basta ligar para o fone 153.

Posts Relacionados

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Contratação de 350 temporários para a transformação digital é inconstitucional, diz ANATI

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aponta que Santa Catarina já desenvolveu 90 projetos

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: