Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Dia do Vestibulando: Psicóloga da UniSul dá dicas para controlar a ansiedade

Dia 24 de maio é a data em que se celebra o estudante que se prepara para o vestibular, mas serve também para valorizar o esforço dessas pessoas e apoiá-las

Passar no vestibular não é uma tarefa fácil. Para homenagear e celebrar o esforço e dedicação dos estudantes que buscam ingressar no ensino superior foi criado o dia do vestibulando, comemorado em 24 de maio. Para orientar e ajudar os estudantes nesta fase, a psicóloga e professora da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Damaris Batista explica como manter a calma e controlar a ansiedade durante o processo seletivo.

Rede de apoio

A entrada em uma universidade é um momento único e marcante na vida, mas a cobrança de familiares e professores que almejam ver seus filhos e alunos ingressando em uma universidade pode gerar alguns malefícios. “Essa exigência excessiva pode desencadear justamente aquilo que tanto a escola quanto a família não querem, ou seja: um estudante cansado, preocupado e sem reação. É importante, portanto, que a rede apoie essa pessoa para que consiga estudar, focar no que tem que fazer hoje, no dia a dia, semana a semana”, explica a professora da UniSul.

Corpo são, mente sã

Equilibrar a rotina e cuidar do corpo também é crucial para diminuir o estresse, uma vez que o corpo e a saúde estão bem, a mente consegue trabalhar e produzir melhor. “Corpo e mente estão juntos no adoecimento e na saúde, no equilíbrio e no desequilíbrio. É importante ao mesmo tempo cuidar das condições vitais como descansar, dormir, ingerir água e bons alimentos da mesma forma como é importante ter uma rede de apoio amorosa, que auxilia e cuida, que ajuda a equilibrar as tarefas com o descanso e o lazer”, ressalta Damaris Batista.

A professora destaca a importância da prática de exercícios físicos que ajuda a manter os hormônios ligados ao estresse sob controle. A alimentação, assim como a ingestão de nutrientes básicos, ajuda a evitar a ansiedade. De acordo com um estudo realizado pelo site especializado Medical News Today, alimentos e vitaminas como castanha do pará, peixes, ovos, camomila, vitamina D, Vitamina C e flavonoides, triptofano, são recomendados para diminuir a ansiedade.

Planejar e executar

Não há cura para a ansiedade, mas há como conviver com ela. Planejar é a melhor opção para diminuir o estresse. “Pare o que está fazendo e planeje. Distribua tudo o que tem que ser feito em um planejamento distribuindo as atividades e os estudos ao longo dos dias, das semanas. Ao invés de focar lá no depois da prova, foque no que você pode fazer agora” orienta a psicóloga.

Para o dia da prova, é fundamental que o aluno esteja descansado. “Muitas pessoas passam a véspera ou a semana da prova estudando tudo o que não estudaram ao longo do último ano. Isso gera cansaço, dores musculares, alteração de apetite e do sono. Para evitar essa fadiga é preciso começar a estudar agora, criar um plano de estudo considerando também pausas para descanso e lazer”, destaca Damaris Batista.

No dia da prova

Durante a prova, o aluno precisa manter a calma e não se apressar. “É preciso respeitar seu próprio tempo, fazer pausas e respirar fundo. Tente começar pelos assuntos que você mais gosta e se familiariza, e dali por diante apenas executar o que você estudou e se planejou para fazer”, explica a professora da UniSul.

Saiba quando procurar ajuda

Damaris alerta que, apesar de criar uma rotina e hábitos que diminuam ansiedade, é importante o vestibulando entender quando buscar ajuda. “Se a sensação de cansaço for muito forte a ponto de atividades de lazer e métodos para aliviar o estresse não adiantar é um sinal para buscar a ajuda de um profissional. O estudante precisa lembrar que a saúde vem em primeiro lugar e que ele sempre pode tentar novamente.”

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis — Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense — Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina — foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados