Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Dia dos Professores é no Futura com diversos conteúdos de suporte para a volta às aulas presenciais

A programação completa conta com podcasts, minicursos, web séries, e programas de TV que vão ajudar educadores a se prepararem para o retorno dos ensinos híbrido e presencial com qualidade

A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura elaboraram uma série de conteúdos para o Dia dos Professores, com o objetivo de ajudar educadores a estarem preparados para o modelo de ensino híbrido e a volta às aulas presenciais. Desde que a pandemia da Covid-19 chegou, professores e alunos precisaram se adaptar aos modelos de aprendizagem e, em muitos casos, não tiveram suporte para lidar com as novas ferramentas e formatos. Por isso, o Futura inicia o mês de outubro oferecendo podcasts, glossário, minicursos, web séries, e programas de TV que vão ajudar educadores a estarem preparados para este novo momento da educação.

O mês inicia com o lançamento do minicurso “Jogos e Gamificação na Educação”, que fica disponível na plataforma de cursos do Futura já no dia 07. Essa formação oferece aos educadores uma introdução ao universo dos jogos, destacando como pode ser feito o uso dos seus elementos e no processo de ensino. A gamificação é uma ferramenta que ajuda a aumentar o interesse e o engajamento do estudante, a despertar curiosidade acerca do que está sendo ensinado e a tornar o processo de aprendizagem mais fácil, leve e divertido. Já no dia 21 de outubro, será lançado o segundo minicurso “Cidadania Digital em Sala de Aula”, um curso que destaca a importância da abordagem transversal do tema e apresenta os direitos da pessoa em contextos mediados pela tecnologia, com foco na relação entre professores e estudantes, e um objetivo de facilitar e conscientizar o uso ético da internet. Esta ação acontece em parceria com o SESI-DN e SENAI-DN, que deram suporte na construção do conteúdo.

A web série “E aí, Professor?” estreia no dia 14 de outubro, no Youtube do Futura, trazendo uma desmitificação do ensino da disciplina de Matemática, por meio de tutoriais para ajudar professores do Brasil no cotidiano da sala de aula. A série acontece em parceria com o Itaú Social e é apresentada de professor para professor, com 12 episódios de 4 a 7 minutos.

Nas redes sociais, a campanha #Nem1PraTras e #Nem1SemProfessor disponibiliza, por meio de publicações nos perfis do Futura, diversos dados sobre professores e a volta às aulas. Na página do TikTok @canalfutura é possível encontrar diversos vídeos curtos com conteúdos ricos que ajudam na rotina de sala de aula. Enquanto na TV ocorre uma exibição de programação especial na semana do professor, sempre a partir das 21h, com séries, documentários e filmes sobre educação, mídia, juventudes, mundo do trabalho, sustentabilidade e diversidade.

Uma parceria com o Instituto Ayrton Senna disponibiliza o “Espaço Educador”, um ambiente virtual de aprendizagem com cursos gratuitos sobre competências socioemocionais, criatividade e pensamento crítico e educação integral. Para se inscrever basta acessar o site: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/espaco-educador.html.

Um podcast especial, com o tema “Professores”, será lançado no dia 15, no canal Vida em Movimento, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen. A série reunirá, ao longo dos episódios, cases de educadores que fizeram a diferença no exercício de sua profissão. Desde figuras históricas – como os nomes que mudaram os rumos da educação – até profissionais do dia a dia que se destacaram pela criatividade e dedicação ao ato de ensinar e formar indivíduos. Com inspiração no filme britânico “Ao Mestre Com Carinho”, o podcast faz uma brincadeira, a procura de “Mark Thackeray” – personagem do filme que mostra não ver limites para oferecer o melhor a seus alunos – do Brasil, buscando entender o que esses educadores fazem para vencer barreiras e tornar a educação uma forma de contribuir para o mundo.

Visando facilitar a rotina dos professores com relação aos termos mais usados na educação recentemente, João Alegria, diretor do Canal Futura, elaborou o glossário “vocabulário básico para o educador em tempos de Ensino Híbrido” que pode ser visualizado na pasta de drive disponibilizada, local onde também é possível encontrar o livro ” Desafios da Profissão Docente – experiência internacional e o caso brasileiro “, de Fernando Luiz Abrucio e Catarina Ianni Segatto.

Sobre o Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

Posts Relacionados

Conheça três aplicativos de transporte criados por motoristas insatisfeitos

Diário da Cidade

Estado norte-americano, Michigan, bate novo recorde de apostas esportivas no mês de setembro

Mais de três mil cidades brasileiras têm situação fiscal difícil ou crítica, revela Índice Firjan de Gestão Fiscal

Importunação sexual tem de ser denunciada sempre

Biocombustível: entenda sua importância para a sustentabilidade

Com avanço da vacinação no Brasil, 62% das empresas planejam voltar ao trabalho presencial

Catho revela o ranking de média salarial para professores em cada estado do País

Distribuída no SUS, dose contra HPV combate câncer de colo de útero e outros tipos da doença

Caem restrições de viagens para os Estados Unidos

Morre Adelino Colombo, fundador da Lojas Colombo

Com foco na omnicanalidade, Sleephouse passa por rebranding

Diário da Cidade

Leilão do 5G deve movimentar R$ 169 bilhões em investimentos

Diário da Cidade

Dia dos Professores: educadores destacam a importância dos pets no desenvolvimento escolar durante a pandemia no Brasil

Diário da Cidade

Grupo Boticário oferece 400 vagas para cursos de formação gratuita em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade

Professora é homenageada em vídeo emocionante nas redes sociais

Pesquisa mostra que 77% dos brasileiros adultos estão jogando regularmente pelo celular

Passaporte da vacina é constitucional, diz advogado

Pesquisa revela que muitos motociclistas conduzem sem habilitação

Guaraná Antarctica lança sabores especiais escolhidos por brasileiros para celebrar 100 anos da marca

Professor cria projeto utilizando o tema gratidão e alunos enviam mais de 300 cartas aos profissionais do Instituto Butantan