Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Dicas para economizar água usando a máquina de lavar

Saiba como aproveitar o eletrodoméstico ao máximo sem desperdiçar água durante as lavagens

 

Cada vez mais os consumidores buscam formas de facilitar as atividades domésticas cotidianas, principalmente aqueles que têm rotinas mais atarefadas. Nesse sentido, a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais indicados, já que poupa o esforço e o tempo usado para lavar roupas à mão.

 

Apesar disso, o uso desatento do item pode levar ao aumento no consumo de água, seja pelo modelo da lavadora, seja pela programação incorreta dos processos de lavagem. Para evitar esse problema e prevenir gastos extras no fim do mês, confira algumas dicas para economizar água durante o uso da máquina de lavar.

1. Analise as características do equipamento ao comprar

Design e performance é o que praticamente todo consumidor busca ao comprar uma máquina de lavar roupa. No entanto, é necessário também verificar o selo de eficiência do produto, analisando tanto o indicador de consumo de água quanto o de energia.

 

De acordo com a gerente de marketing da fabricante de produtos de limpeza Casa KM, Aline Silva, “a barra que apresenta as letras de A a G é referente ao consumo de energia, enquanto o de água se encontra na parte inferior dos selos”. Analise atentamente os indicadores ao buscar um novo modelo de lavadora.

2. Siga as instruções de lavagem das roupas, da máquina e dos produtos

Nem sempre o consumidor se atenta a todas as instruções do equipamento, mas saiba que elas são fundamentais para garantir o uso ideal. É necessário se atentar às  funcionalidades da máquina, às especificações de cada roupa e à forma com que os produtos de limpeza devem ser utilizados.

 

Dessa forma, o consumidor garante a limpeza correta das roupas e evita a necessidade de lavagens excessivas, consequentemente reduzindo os gastos de água e energia elétrica.

3. Separe um dia da semana para lavar roupas

Quem possui rotinas agitadas ou muito atarefadas deve fazer um planejamento para a lavagem de roupas e outras peças, separando um dia da semana para a tarefa, mesmo que a limpeza não ocorra semanalmente. O processo, além de facilitar a rotina, pode ajudar na economia de água.

 

Isso porque, com um dia em mente, não é necessário lavar as roupas cada vez que uma nova peça esteja suja. O ideal é verificar se, no dia escolhido, o acúmulo de roupas é suficiente para encher uma máquina. Caso não seja, espere até o mesmo dia da próxima semana.

4. Procure evitar os programas de pré-lavagem

Se pretende economizar água, os programas de pré-lavagem podem atrapalhar os planos. Alguns equipamentos têm programação para deixar as peças de molho e, embora o processo facilite a remoção da sujeira, pode ser um vilão no alto consumo de água. Funções de duplo enxágue também devem ser evitadas.

5. Invista no modo econômico de água

Alguns modelos de lavadoras possuem o modo econômico de água. Sua operação inclui apenas uma lavagem simples e pode reduzir em até 30% o consumo de água. Se sua máquina de lavar contém o modo econômico, vale a pena usá-lo na lavagem de roupas que não demandam limpeza pesada.

6. Faça lavagem de algumas peças na mão

Lavar algumas peças na mão pode ajudar na economia de água e energia, já que, neste caso, é a própria pessoa que comanda o gasto de água conforme a abertura da torneira. A lavagem manual consome mais tempo, mas a economia de água pode compensar.

 

As roupas mais indicadas para lavar à mão são peças menores, como meias e roupas íntimas, e as confeccionadas em tecidos delicados, como renda, tricô e seda.

7. Tome cuidado na escolha de produtos

Alguns produtos, como o sabão em pó, são excessivamente concentrados e fazem muita espuma na hora da lavagem, fazendo com que seja necessário realizar uma segunda etapa de enxágue, gastando mais água.

 

Portanto, leia sempre o rótulo e procure alternar os produtos utilizados. Lembre-se de verificar a procedência e a qualidade do produto, não só para garantir a economia de água, mas também para prevenir danos às roupas.

Posts Relacionados

Americanas tem até 60% de desconto e frete grátis no evento Mega App

Diário da Cidade

Com investimentos de mais de R$ 160 mil, Royal Face inaugura 1ª unidade em São José (SC)

Sabrina Sato diversifica seus investimentos na startup Mimo e aposta no mercado de live commerce

Abertas as inscrições para o mega evento mundial da música O Make Music Day 2021

Nova coleção da Made by You retrata o fazer e o vestir artesanal em todas as idades

Balneário Saboroso ocorrerá de 8 a 31 de julho

Empreendedora de Itajaí impulsiona seu negócio com o programa Salto Aceleradora de MEIs do Sebrae/SC

APROVEITE AS ESTAÇÕES MAIS FRIAS DO ANO PARA COMPOR LOOKS BONITOS E ELEGANTES

Coleção upcycling feita com a lona do Green Valley iniciará as vendas no mês de maio

Tecnologia Educacional mostra as novidades da LEGO® Education na Jornada Bett Online 2ª Edição

Diário da Cidade

Documentário sobre as canoas de garapuvu é exibido em escolas da região

3 dicas para prestar um serviço mais humanizado

Diário da Cidade

4 passos de como montar um armário cápsula sustentável

Modelos ousam no OnlyFans e lançam ensaio lésbico na plataforma

Diário da Cidade

Psicóloga Ana Paula Majcher aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

Ação de Dia das Mães do Bistek tem série em vídeo com influenciadora digital

Lançamento de filtro no Instagram e projeto digital inédito no mês de maio

Hospital de Olhos Sadalla inaugura sua versão 4.0 em clínica inteligente com tecnologia de ponta

Promoção de Dia das Mães sorteia carro zero para quem contratar seguro de vida com Sicoob

Aussie Grill lança promoção em parceria com a Brahma