Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade, saiba mais sobre o TDAH

Segundo a psiquiatra Julia Trindade, o transtorno pode ser percebido na infância e acompanha a maioria dos pacientes ao longo da vida; o Dia Internacional do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é celebrado em 13 de julho

 

Estar desatento, com dificuldade de se concentrar, de fazer as coisas e com pouca produtividade podem ser sinais de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O Dia Internacional do TDAH é celebrado em 13 de julho e de acordo com a psiquiatra Julia Trindade, quem sofre com o transtorno sente constantemente dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Um exemplo seria quando a pessoa começa a ler um livro e não consegue terminar. Ou quando não consegue passar da primeira página e aí vai assistir uma série ou um filme e não tem paciência de seguir a atividade. A médica explica ainda que existem ainda casos de pessoas que não conseguem cumprir prazos de entregas, esquecem datas comemorativas e em alguns casos, fazem um monte de coisas ao mesmo tempo.

“É importante reforçar que é natural as pessoas terem dificuldade de concentração e nem sempre isso está relacionado com TDAH. Em muitos casos, isso acontece porque a pessoa está com a cabeça cheia ou com uma rotina mais atribulada”, ressalta Julia.

A psiquiatra comenta que na maioria das vezes os casos do transtorno são percebidos normalmente na infância e acompanha a maioria dos pacientes ao longo da vida. “Sabe aquela criança muito agitada na escola, que não fica parada ou que sempre está no ´mundo da lua´ e em função disso os pais são chamados constantemente na escola, pode ser um alerta para TDAH”, diz Julia.

E caso não haja um suporte familiar, a médica destaca que pode haver uma piora e uma intensificação do quadro na adolescência, seja no período do vestibular, na faculdade, ou ainda quando a pessoa inicia a vida profissional e tem dificuldade de manter responsabilidades.

Segundo a psiquiatra, existem populações que têm um maior índice de ter TDAH, e que em média, uma em cada quatro pessoas em situação de cárcere podem apresentar o transtorno. A presença de comorbidades é muito frequente, como ansiedade, transtorno por uso de substâncias e depressão.

“Muitas vezes o preconceito da família em tratar e ainda questões de autoestima são empecilhos na hora do tratamento. E quando a família não tem condição de lidar com isso ou fica taxando a pessoa de burra ou preguiçosa, o estigma da doença só cresce”, diz a médica.

Julia enfatiza que em função da falta de tratamento é ainda maior o risco de fracasso profissional, nos relacionamentos pessoais, propensão a dívidas, bem como de acidente de trânsito e de morte por acidente também.

“Então, existe um monte de fatores que afetam a qualidade de vida do paciente com TDAH, porque às vezes a gente tem ideia de que ter o transtorno é ´cool’, é legal, né? Mas, se não tratado, o TDAH pode trazer prejuízo e sofrimento”, destaca.

 

Tratamento

Além do acompanhamento médico, pois é o profissional que fará a regulação das medicações seguras e que funcionam para o tratamento, a médica destaca que a psicoterapia também é indicada e ajuda no processo de melhora do quadro de hiperatividade, impulsividade e da dificuldade de atenção.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição