Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele pode acarretar em depressão

Por Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills

A discussão se dinheiro traz ou não felicidade é um tema de debate recorrente e é difícil chegar a uma conclusão, já que a felicidade depende de muitos fatores. Mas uma coisa que podemos afirmar é que a falta de dinheiro gera inúmeros problemas para a saúde mental das pessoas.

Segundo a pesquisa, realizada nos Estados Unidos, “The Employer’s Guide to Financial Wellness” de 2019, pessoas com constante preocupação com falta de dinheiro são 4 vezes mais propensas à depressão e têm 3,4 mais chances de ter ataques de pânico ou ansiedade. O levantamento analisou dados de mais de 10 mil trabalhadores e constatou também que quem sofre com a falta de dinheiro (ou insegurança financeira) têm 8 vezes mais chances de passar noites em claro.

Se deparar com dívidas e perder o controle das finanças pode gerar sensações como ressentimento, desconfiança, decepção e estresse. Por isso, tomar o controle da sua vida financeira te trará bem-estar e estabilidade para conquistar sonhos e objetivos.

Para começar a organizar as finanças, é preciso entender o seu cenário atual analisando ganhos e gastos. Um médico não pode oferecer um tratamento sem ter um diagnóstico do problema, com as finanças o raciocínio é o mesmo. É preciso entender como utiliza o dinheiro para analisar onde é possível economizar e reduzir custos.

Ao mesmo tempo, é importante definir objetivos, depois de feito, separe eles por objetivos de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos de objetivos são sair das dívidas, conquistar a independência financeira, começar a investir, comprar uma casa ou fazer uma viagem. Depois de saber os objetivos é necessário se planejar para alcançá-los criando algumas metas.

Suas metas serão sempre o maior fator de motivação para continuar firme e disciplinado em seguir seu planejamento financeiro. Elas têm um papel essencial para garantir o sucesso, já que se manter dentro do orçamento normalmente não é uma tarefa fácil, exigindo sempre muito autocontrole e foco.

Por isso, colocar seus objetivos no papel e deixá-los sempre à vista o ajudarão a ter êxito. Algumas dicas práticas são: colocar um post-it das suas metas em seus cartões de crédito; alterar o fundo do papel de parede do celular para uma imagem do seu objetivo; compartilhar suas metas com amigos e familiares.

É importante ressaltar que é preciso muita disciplina, estudo e paciência para alcançar uma vida financeira equilibrada, mas com certeza seu esforço valerá a pena ao colher frutos no futuro.

Sobre Larissa Brioso
Larissa Brioso, 21, é estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais e SEO. Possui propriedade para falar de temas como mentalidade, planejamento e controle financeiro, além de investimentos para iniciantes.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024