Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Direto do Piçarraiá, seis tipos deliciosos de canjica

Direto do Piçarraiá, seis tipos deliciosos de canjica

Sobremesa disputada no Inverno, a receita dá origem à festa local que reúne moradores e visitantes entre os dias 5 e 7 de julho

 

A festa que nasceu como elemento de união familiar entre as escolas da cidade, ganhou força e tem recebido visitantes em torno da gastronomia, dança e culturas comuns neste período de junho e julho pelo país. Além de programação gratuita, com shows nacionais como Althair e Alexandre e Rick e Renner, o Piçarraiá mantém firme o propósito de ser um evento feito com e para a comunidade local. Mas ganha notoriedade graças à produção e distribuição gratuita de mais de 2 toneladas de canjica.

O prato é super bem elaborado, saboroso e serve cerca de 5 mil pessoas. E é direto da equipe de cozinha do Piçarraiá que vêm estas receitas de como variar a combinação convencional e dar outra cara (e sabores) à típica iguaria feita a partir do milho branco. Após uma hora de cozimento, com água e cravo-da-índia mais canela em pau, basta acrescentar outros ingredientes para deixar a receita mais líquida ou cremosa. E com os diferentes gostos e texturas. Tudo para se deliciar com este prato tão comum em Santa Catarina e que pode ser apreciado quente ou frio.  Confira as variações:

 

 

Canjica cremosa

Acrescente um litro de leite, meia xícara de açúcar, canela em pó e cravo. Sirva em porções individuais polvilhada com canela.

 

Com perfume de laranja

O segredo desta receita é colocar pedaços da casca de uma laranja na água do cozimento da canjica. E retirar após uma hora no fogo. Depois basta acrescentar os ingredientes da canjica cremosa.

 

Canjica com doce de leite

Nesta receita, utilize o litro de leite e a canela, mas opte por um pote de doce de leite no lugar no leite condensado. Coloque para cozinhar novamente até levantar fervura e pronto.

 

Leite condensado com coco

Além do litro de leite, coloque uma lata de leite condensado, um vidro pequeno de leite de coco e um pacote de coco ralado. Também acrescente canela em pó e cravo a gosto. Ela fica bastante cremosa.

 

Canjica vegana

Após o cozimento por uma hora, acrescente um litro de leite de coco ou de amendoim. Se optar pelo segundo, torre amendoins, triture e sirva por cima.

 

Canjica funcional

Quem optar por manter a forma e a funcionalidade do corpo, pode utilizar apenas a canjica cozida com biomassa de banana verde, que dá o aspecto cremoso ao prato. Adoce com xilitol.

 

Serviço

O quê: Piçarraiá 2019

Quando: de 5 a 7 de julho

Onde: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro

Ingressos: 1kg de alimento não perecível

Informações: Setur (47) 3347 0329 – turismo.picarras.sc.gov.br

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça