Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Doença degenerativa do quadril pode afetar jovens

Ao contrário do que muitas pensam a osteonecrose também pode afetar pacientes jovens, entre 30 e 50 anos, tendo como principais fatores de risco o uso de corticoides e consumo em excesso de álcool.

Histórico de doenças sanguíneas, uso de antiretrovirais e traumas como a fratura ou luxação do quadril também podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença, alerta o médico ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho, Dr. Thiago Fuchs.

A osteonecrose é caracterizada pelo infarto ósseo na cabeça femoral, onde ocorre a morte das células ósseas o causa falta suporte ósseo para a cartilagem articular, gerando sintomas como dor e perda de mobilidade, podendo evoluir para deformidades e artrose do quadril. A doença pode ser silenciosa em sua fase inicial, mas geralmente o sintoma mais comum é a dor intensa que aparece de forma súbita e sem história de trauma.

A doença acometeu recentemente o youtuber PC Siqueira, de 34 anos, que surpreendeu seguidores ao aparecer no ano passado utilizando uma bengala e ao afirmar que estava com o quadril completamente necrosado. Ele foi submetido a uma cirurgia substituição da articulação (prótese total do quadril) no início de fevereiro e está em recuperação.

“Eu troquei metade do meu quadril. E eu de fato vou ficar mais alto. O nível de destruição dos ossos tava tanto que eu encolhi. […] Daqui dois meses farei a outra perna. Hoje estou me sentindo eufórico por estar sentindo 50% menos dor. É uma sensação indescritível. Mal posso esperar pra zerar essa dor, aí vou experimentar um pouco do paraíso”, publicou.

Diagnóstico e tratamentos – O diagnóstico é feito geralmente com uma avaliação clínica completa sobre a história e tipo da dor, exame físico detalhado e muitas vezes pesquisa de fatores de risco, que inclui o uso de corticoides, doenças prévias, ingestão excessiva de álcool, histórias de trauma no quadril, doenças sanguíneas e outros tratamentos prévios. Também devem ser solicitados exames de imagem complementares, como a radiografia e ressonância magnética com avaliação dos dois quadris, para estabelecer o estágio da doença e qual o tratamento adequado. Quando um quadril tem osteonecrose o outro quadril também está em risco.

“Geralmente é uma dor intensa, com dificuldade de mobilidade e incapacidade funcional do quadril. Alguns pacientes só descobrem a osteonecrose em uma fase mais tardia da doença, quando o quadril já sofreu o colapso da articulação. Nesta fase mais avançada da doença , já ocorreu a morte celular, evoluindo com absorção desse osso embaixo da cartilagem e afundamento, com deformação da cabeça do fêmur”, explica o cirurgião Thiago Fuchs.

Segundo o ortopedista, o tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode ser preservador ou de substituição da articulação. O que define a escolha é a presença ou não do colapso da articulação. Osteonecrose pré-colapso podem ter tratamentos preservadores. Após o colapso, o tratamento indicado é a prótese total do quadril.

“Entre os tratamentos preservadores está a descompressão da cabeça femoral associada, ou não, à terapias biológicas que estimulam a cicatrização e o reparo ósseo, buscando a preservação daquele quadril. Já a osteonecrose que evoluiu para um quadro de artrose, tem indicação de tratamento cirúrgico, com artroplastia total de quadril, para tratamento da doença, melhora dos sintomas e da qualidade de vida. A maioria dos pacientes são jovens, praticantes de atividades físicas, que possuem uma grande demanda funcional”, reforça o especialista.

Artroplastia total de quadril – A cirurgia consiste na substituição da articulação do quadril por componentes metálicos, de polietileno ou cerâmica, com o objetivo de restabelecer uma articulação com bom movimento e melhora da dor, melhorando a qualidade de vida do paciente. Pacientes com artroplastia total do quadril tem uma taxa de satisfação acima de 95% com a cirurgia, retomando suas atividades sociais, de trabalho e lazer, e a prática esportiva.

Anexos

Posts Relacionados

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil