Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Doença Falciforme é o segundo maior problema de saúde pública do mundo, afirma especialista

Apesar de ser bastante comum, há muita desinformação sobre a condição

Considerada a doença hereditária de maior prevalência no Brasil, a Doença Falciforme (DF) é caracterizada por uma alteração genética nos glóbulos vermelhos que se rompem com mais facilidade e causam anemia. A condição – com aproximadamente 3.500 novos casos por ano no país – tem sido classificada como um dos maiores desafios da área da saúde em todo o mundo de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Unesco.

“A condição é a segunda doença hereditária mais incidente no mundo, atrás apenas da síndrome de Down. Apesar de ser relativamente comum, a maioria das pessoas nunca ouviu falar em Doença Falciforme”, alerta Dra. Marimilia Pita, médica hematologista-pediátrica do Hospital Samaritano de São Paulo e fundadora do projeto Lua Vermelha, que visa trazer visibilidade à luta dos pacientes com a doença, além de disseminar informação técnica de boa qualidade sobre o assunto, através das mídias sociais.

A especialista explica que a DF é genética, portanto, crônica. Alguns pacientes têm menor grau de complicações da doença, enquanto outros apresentam crises mais severas e frequentes, especialmente as crises de dor, que são bastante debilitantes, exigindo internação hospitalar. “Devido a isso, a Doença Falciforme merece atenção especial, para que esses pacientes sejam cuidados apropriadamente, além de respeitados, principalmente ao sofrerem as crises dolorosas, que são extenuantes”.

A DF é uma doença sistêmica, tal qual o Diabetes, que atinge diversos órgãos. Além disso, a doença tem um grande impacto sociocultural. Mundialmente, a condição é mais prevalente na raça negra, mas devido à intensa miscigenação existente no Brasil, pode ser observada também em pessoas de outras etnias.

Diante deste cenário, a médica reforça a importância da ampla conscientização sobre o tema para que seja possível reduzir o estigma da doença e combater o preconceito sofrido pelos pacientes. “É importante que a população tenha mais conhecimento sobre o assunto, pois apenas assim conseguiremos incluir esses pacientes socialmente, melhorando, consequentemente, sua qualidade de vida”, afirma Dra. Marimilia.

Desde 2001, o diagnóstico da Doença Falciforme é feito pelo exame de triagem neonatal, também conhecido como Teste do Pezinho, que garante o diagnóstico precoce. Detectar a alteração do gene logo ao nascimento, garante que o bebê seja encaminhado ao especialista (hematologista pediátrico) para que receba acompanhamento em um centro de referência com equipe multidisciplinar. Desta maneira, este indivíduo vai apresentar uma evolução clínica melhor, evitando complicações maiores e mais graves da doença.

Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como empresa líder global em medicamentos, utilizamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca por novos medicamentos, estamos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em http://www.novartis.com.

Posts Relacionados

CRENTE HATER – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Rev. Caio Fabio: “Silas Malafaia é um Anti-Evangelho vivo!”

diariodacidade

TESTAMENTO EM NOME DA IGREJA – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Rogério Minotouro na live com Caio Fábio!

diariodacidade

Dia do Meio Ambiente: Vamos repensar a nossa relação com o planeta?

diariodacidade

Correios realiza lançamento virtual de selo da Série Relações Diplomáticas

diariodacidade

TRAVESSEIRO DE PEDRA UNGIDO – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Ozônio é importante aliado na desinfecção de ambientes com flexibilização do isolamento social

diariodacidade

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

diariodacidade

Correios recebe encomendas da China por via marítima

Diário da Cidade

Pedidos de indenização por morte decorrente da Covid-19 geram embates entre beneficiários e seguradoras

Diário da Cidade

TIM amplia rede 4G na faixa 700 MHz em mais 27 cidades de SC

BR Distribuidora doa combustível para frota a serviço da Fiocruz

Align Technology muda rotina e oferece cursos de credenciamento online

Eldorado Brasil doa 395 mil máscaras de tecido e 32,7 mil cestas básicas para o enfrentamento da pandemia

Em parceria com Correios e Pátria Voluntária, Ministério entrega materiais para produção de kits de proteção contra pandemia

Coca-Cola FEMSA Brasil vai doar mais de 400 mil garrafas de água Crystal para hospitais de campanha e de referência no tratamento da COVID-19

Lojas da TIM em SC têm agendamento digital para receber consumidores

Iniciativa apoia financeiramente famílias vulneráveis moradoras de comunidades brasileiras durante pandemia

Entenda o desabastecimento gerado pela crise do coronavírus

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: