Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Dois catarinenses representam o Brasil em Mundial de Skate

Dois catarinenses representam o Brasil em Mundial de Skate

Na madrugada desta sexta-feira (22), exatamente à meia-noite, inicia a etapa final do Mundial Vans Park Series, na China. Serão 38 atletas brigando para chegar ao topo do mundo. Quatro skatistas representam o Brasil, dois deles são catarinenses. Yndiara Asp e Pedro Barros são os donos desta honra.

Com transmissão ao vivo e em português da Red Bull TV, a luta pelo título mundial está para começar. Os atletas entram em ação na cidade chinesa de Xangai. O percurso da competição teve um design personalizado e projetado especialmente para a etapa e destaca um excedente de recursos criativos, construído ao lado do hipnotizante horizonte da cidade.

Serão 160 mil dólares de premiação distribuídos para os melhores do torneio. Para a disputa, estão classificados 14 mulheres e 24 homens. Entre eles estão: atletas selecionados pela Vans, por causa de seu currículo exemplar (como é o caso de Pedro Barros), campeões continentais, e competidores que conseguiram a vaga vencendo a seletiva para o torneio. A edição deste ano é importantíssima, pois define quem serão os integrantes fixos do circuito para 2018.

Ao todo, 15 mulheres conseguiram chegar à fase final da seletiva para este mundial. Oito delas acabaram sendo eliminadas e sete garantiram vaga para a tão desejada competição. A seletiva foi disputada no mês passado em Huntingon Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A catarinense Yndiara Asp foi uma das participantes e teve sucesso ao carimbar seu passaporte para Xangai. Com apenas 16 anos, a barriga-verde conquistou seu primeiro título brasileiro de Skate Bowl. Atualmente com 19, está ainda melhor e tem tudo para conseguir uma medalha no Mundial.

O maior expoente do skate brasileiro na atualidade é Pedro Barros. O catarinense, pentacampeão mundial, é apontado como sucessor das lendas Sandro Dias e Bob Burnquist. Com apenas 22 anos e um currículo absurdo recheado de títulos, o barriga-verde é a grande esperança tupiniquim para o torneio de Xangai. Nas próximas Olimpíadas, o skate, na modalidade park, também estará presente, o que faz dele uma esperança olímpica.

Barros coleciona medalhas nos X-Games. São seis ouros, conquistados em Los Angeles (EUA), Foz do Iguaçu, no Paraná, Barcelona (ESP) e Austin (EUA). O primeiro destes ouros veio em 2010, quando tinha espantosos 15 anos. Um ano antes, o catarinense foi medalha de bronze, também em Los Angeles. Barros ainda acumula três pratas na competição.

Mas nem só de catarinenses vive o Brasil neste mundial. Os paulistas Murilo Peres e Dora Varella também estarão presentes. Dora conquistou a vaga ao ser campeã sul-americana, então entra com muita moral para a disputa. A exemplo de Yindiara, Murilo garantiu sua vaga via seletiva. O atleta tem um histórico de rivalidade com Pedro Barros. Os dois decidiram o Pool Battle Pro no passado. Primeiro torneio profissional de skate em piscina da história do Brasil. O paulista ficou com o título e o catarinense acabou sendo vice.

 

Confira a lista de competidores do Mundial

MASCULINO

Select Pros
Alex Sorgente (EUA)
Ben Hatchell (EUA)
Cory Juneau (EUA)
Curren Caples (EUA)
Ivan Federico (ITA)
Jack Fardell (AUS)
Kevin Kowalksi (EUA)
Oskar Rozenberg Hallberg (SWE)
Pedro Barros (BRA)
Raven Tershy (EUA)
Ronnie Sandoval (EUA)

Desafiantes do tour
Tom Schaar (EUA)
Karl Berglind (SUE)
Murilo Peres (BRA)
Willy Lara (EUA)
Tristan Rennie (EUA)
CJ Collins (EUA)
Roman Pabich (EUA)
Keegan Palmer (EUA)
Trey Wood (EUA)

Campeões continentais
Bowman Hansen (NZL), Oceania
Rune Gliberg (DIN), Europa
Patrick Ryan (EUA), América do Norte
Kensuke Sasaoka (JAP), Ásia

FEMININO

Select Pros
Brighton Zeuner (EUA)
Jordyn Barratt (EUA)
Kisa Nakamura (JAP)

Desafiantes do tour
Nora Vasconcellos (EUA)
Bryce Wettstein (EUA)
Kody Tamanaha (EUA)
Grace Marhoefer (EUA)
Hanna Zanzi (EUA)
Lizzie Armanto (EUA)
Yndiara Asp (BRA)

Campeãs Continentais
Poppy Starr Olsen (AUS), Oceania
Amelia Brodka (POL), Europa
Dora Varella (BRA), América do Sul
Kihana Ogawa (JPN), Ásia

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina