Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Dores de Inverno: Professora de fisioterapia da UniSul explica como tratar os desconfortos musculares típicos da estação

Campus Pedra Branca e Tubarão contam com atendimento gratuito à comunidade em clínica de fisioterapia

O inverno começa oficialmente em 21 de junho, mas com os termômetros em queda e a chegada mais cedo do tempo frio já é possível notar relatos de pessoas com dores no corpo, algo típico nessa época do ano. A fisioterapeuta e professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UniSul Pedra Branca, Inês Alessandra Xavier Lima, dá dicas para evitar as temidas dores musculares e amenizar o desconforto no corpo.

Como o corpo reage ao frio

A relação de dor corporal com o frio é antiga. Com a chegada do inverno, o corpo começa a sentir os efeitos que não são os mesmos das outras estações. “Com o frio intenso, nosso corpo acaba reagindo de forma defensiva, nossos músculos se contraem para poupar energia e manter-se aquecido. Essa contração pode resultar em dor e desconforto muscular e/ou articular”, explica a professora.

Apesar de agir de maneira involuntária, essa contração de músculos pode causar alterações no funcionamento de nossas articulações. “É importante frisar que as articulações possuem um fluído chamado ‘Líquido Sinovial’, que é responsável por manter a superfície das articulações lubrificadas, nutrindo e evitando o atrito das articulações e cartilagens. Com o frio, esse líquido acaba tornando-se mais espesso, consequentemente interferindo na função da articulação, muitas vezes dificultando a realização de movimentos mais amplos”, pontua Inês Lima.

Evite ficar parado e agasalhe-se

Por isso, a melhor maneira de impedir que as dores se tornem frequentes e incômodas é manter-se devidamente agasalhado e se movimentar. “Pode parecer uma orientação boba, mas é importante se aquecer adequadamente com roupas adequadas para proteger o corpo e manter a temperatura corporal adequada. A prática de atividade física também é indispensável, quando nos movimentamos ativamos nossas articulações e bombeamos sangue para as áreas que estão mais rígidas, aquecendo-as e amenizando a dor”, ressalta a especialista.

“Vale lembrar que manter uma rotina mais ativa nos dias de frio, fazer exercícios físicos, aquecer o corpo, são estratégias simples para evitar e amenizar a dor, mas caso o desconforto aumente é indicado procurar a avaliação de um profissional da saúde”, orienta a professora da UniSul.

Clínica de atendimento da UniSul

Para auxiliar a população, e levar qualidade de vida e saúde à comunidade, o curso de Fisioterapia da UniSul oferece tratamento gratuito individual e personalizado aos pacientes com quadros de disfunção em várias áreas, entre elas as relacionadas à dor muscular e articular. A clínica de Fisioterapia da universidade, localizada nos campi da Pedra Branca e de Tubarão, conta com atendimento de alunos e professores registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10) e atende de segunda-feira a sexta-feira.

Com uma média de 3 mil atendimentos por ano, a Clínica Escola de Fisioterapia da UniSul conta com especialidades como: Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Ortofuncional, Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Desportiva, Terapia Manual, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia Pediátrica.

De acordo com a professora Inês Lima, que também é coordenadora da clínica, os atendimentos fazem parte do compromisso da UniSul com a comunidade catarinense. “Além de ser um importante e indispensável ambiente de aprendizagem para os alunos, as atividades realizadas por eles se constitui como um serviço de utilidade pública à comunidade, o qual contribui para que alcancemos os objetivos de formar futuros profissionais de excelência e de colaborar com a qualidade de vida e saúde dos cidadãos”, conclui a fisioterapeuta. Para mais informações, acesse: Link

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNISUL

Campus Pedra Branca

Localização: Complexo Aquático, Unidade Universitária Pedra Branca.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 22h.

Telefone: (48) 3279 1126

Atendimento: Gratuito

 

Campus Tubarão

Localização: Policlínica, Bloco C, Unidade Universitária de Tubarão.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30.

Telefone: (48) 3621 3192

Atendimento: Gratuito

 

 

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis — Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense — Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina — foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Posts Relacionados

Curitiba conta com aplicativo que centraliza agendamentos de vacinas

Cerca de 50 milhões de refeições diárias são servidas a estudantes de escolas públicas do país

TRF4 mantém liminar que suspende atuação do aplicativo Buser no Sul do país

ONGs se mobilizam para impedir a aprovação do Projeto de Lei que diminui a fiscalização governamental da agroindústria

Ronaldo enxerga com otimismo o futuro do futebol feminino após o título da Copa América

Para especialista, mínimo existencial de R$ 303 torna lei inócua

Pix se consolida em apps de transportes regionais e fica em 2º lugar na preferência de meios de pagamentos

10 mitos e verdades sobre câncer de mama

48% das brasileiras não sabem que as chances de engravidar naturalmente com 40 anos é de 5%, diz estudo

Empréstimo com garantia de veículos registrou alta de 61 % e de imóveis 47,5% em abril deste ano, aponta FinanZero