Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Dores no corpo aumentam no inverno

Dores no corpo aumentam no inverno

Pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas e recém-operadas acabam sentindo mais dor nesta época do ano devido às mudanças na temperatura ambiente.

Isso acontece porque nos dias frios há uma tendência maior a contrair os músculos do corpo, se encolher e se movimentar menos, o que causa maior rigidez muscular e, consequentemente, dor.

Segundo o coordenador da área de ortopedia do Hospital Santa Paula, Gilberto Anauate, mesmo os idosos que não têm problemas de saúde sofrem nesta época do ano. “O segredo é sempre se movimentar. Isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações” comenta o especialista.

Para se prevenir das dores nos dias mais frios, o ortopedista aconselha:

– Mantenha o corpo aquecido, em especial as extremidades e o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo e provocar contrações musculares.

 

– Exercite-se. Em todas as épocas do ano é necessário praticar atividades físicas, mas, no inverno, é ainda mais primordial. Alongar-se antes e depois das atividades ativa a circulação e diminui o frio. O melhor exercício para quem tem problemas de artrite, artrose, problemas na coluna, entre outros, é a hidroginástica. Outras opções são caminhadas, passeios de bicicleta e exercícios na academia.

 

– Proteja-se da umidade, pois ataca as articulações, causando dores. O dormitório deve ser seco e claro.

 

– Aposte nos chás termogênicos para se aquecer e evite comidas cruas, bebidas geladas e laticínios. Sopas e caldos também são indicados, mas cuidado com o excesso de calorias que podem fazer engordar nesta época do ano.

 

– Se a dor for frequente, fale com seu médico. Ele pode indicar um anti-inflamatório, um relaxante muscular e, em alguns casos, um tratamento com RPG (reeducação da postura global) e fisioterapia.

 

Fonte: Gilberto Anauate é formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia de Traumatologia e coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Paula

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet