Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Drik Barbosa e Péricles levam cura e afeto por meio da música no terceiro single do projeto NÓS, “Calma, respira”

Ao longo do último ano, não foram poucas as vezes que Drik Barbosa se pegou repetindo a frase “calma, respira” como se fosse um mantra e, com certeza, ela não foi a única. Para encontrar um equilíbrio, a rapper, cantora e compositora paulistana recorreu aos saberes ancestrais e encontrou na música uma ferramenta de resistência, de preservação da identidade de um povo e de amenização das dores. Foi assim que surgiu o projeto NÓS, uma iniciativa multiplataforma que vem sendo produzida por Drik Barbosa e pela LAB Fantasma desde novembro de 2020; e já lista os singles “Sobre Nós” e “Seu Abraço”, em parceria com Rashid e Psirico, respectivamente. Agora, a artista apresenta um novo capítulo em sua jornada de cura e de autocuidado. Trata-se de “Calma, respira“, um pagode que conta com a participação de Péricles. A faixa chega aos aplicativos de streaming pela Laboratório Fantasma (ouça aqui) e também ganhou um videoclipe, já disponível no canal de YouTube da artista (assista aqui).

“Desde que iniciei o projeto NÓS, abordei o resgate da nossa humanidade e também exaltei a importância do afeto em nossas vidas. Agora, com ‘Calma, respira’, trago uma mensagem de empatia e de resistência”, comenta Drik. “Principalmente quando pensamos na população negra, o sentimento de solidão é muito forte e isso está diretamente ligado ao genocídio e ao extermínio que nós e as populações indígenas enfrentamos no Brasil desde a colonização. Essa canção vem para reafirmar que somos maiores, que vamos resistir e que  não estamos e nunca estivemos sozinhos. Nossos antepassados nos ensinaram isso; o samba, o pagode e o rap me trouxeram esse entendimento e me deram auto-estima, força, esperança e reconhecimento da minha negritude”, avalia a artista.

A escolha do pagode como guia para “Calma, respira” não foi à toa, visto que – nos anos 90, quando se popularizou – ele foi responsável por resgatar a auto-estima da população afro-brasileira, em especial da juventude negra e periférica. “Em um momento social demarcado pela vigência do ‘mito da democracia racial’, o pagode ficou conhecido apenas por suas contribuições com canções românticas, o que é uma consequência direta da tentativa do embranquecimento do gênero, que, para além de temas românticos, também falava sobre religiosidade negra, espiritualidade, orgulho e exaltação da sua cultura”, comenta Evandro Fióti, empresário de Drik Barbosa e parceiro dela na composição de “Calma, respira” (ao lado de Kelly Souza – irmã e backing vocal de Drik). “Devido ao racismo estrutural e suas consequências, presentes na sociedade até os dias de hoje, as músicas com esse tipo de conteúdo não tinham o interesse das gravadoras e da mídia hegemônica (salvo raras exceções). Ainda assim,  o pagode – tal qual o jazz, blues e o soul nos Estados Unidos – resistiu e dominou as paradas de sucesso dos anos 90 e 2000. E foi responsável por trazer auto-estima, identidade e influenciar diretamente as próximas gerações, como a de Drik Barbosa. Daí, a importância desse lançamento no contexto em que vivemos”, complementa Fióti. Ele ainda reafirma a importância da cultura negra como elemento fundamental de resistência, já que “a morte das pessoas negras, por conta do genocídio, não é apenas física, mas também simbólica devido ao apagamento, embranquecimento e esvaziamento da sua cultura, o que podemos chamar de epistemicídio”.

Com produção musical de Damien Seth e Fejuca, “Calma, respira” faz um resgate cultural por meio de uma sonoridade capaz de mexer com o imaginário positivo da maioria da população negra brasileira – algo possibilitado pelo poder do pagode e reforçado pela participação de Péricles. Além de ser um dos principais cantores do país, ele é dono de uma voz capaz de transportar todo brasileiro para um local espiritual, nostálgico e afetivo. “Eu tinha muita vontade de trazer aquela emoção que o pagode dos anos 90 carregava em suas construções. Eu sou muito fã do Péricles, fiquei muito feliz quando ele aceitou o convite para participar. A sua voz tem uma magia inexplicável, a interpretação dele levou a mensagem da música para algo muito profundo. Hoje, penso que ele era a única pessoa possível para o resultado que eu queria”, diz a rapper.

Drik e Péricles também aparecem juntos no videoclipe curta-metragem de “Calma, respira”. Há ainda a presença do ator Majó Sesan e de Mirella Barbosa (irmã mais nova de Drik). Responsável por ampliar ainda mais a dimensão espiritual e a importância da música como uma tecnologia ancestral para as pessoas negras, o registro audiovisual é uma parceria da Laboratório Fantasma com a ODUN Filmes, produtora de Vivi Ferreira, mulher negra, diretora e roteirista do clipe e atual presidente da SPCine. O curta apresenta a figura paterna negra interpretada por Majó Sesan em busca das sabedorias dos antepassados para tirar a sua filha de um estado de depressão. A música surge como protagonista e elemento fundamental para a cura e o resgate da humanidade.

“Tem uma fala contundente de Ma Rainey, mulher negra e também mãe do Blues, que aparece no filme ‘A Voz suprema do Blues’ e representa muito bem o que queremos passar com ‘Calma, respira'”, afirma Fióti. “Ela diz: ‘Os brancos não entendem o blues. Eles o ouvem, mas não sabem de onde vem. Não sabem que é a vida falando. Você não canta pra se sentir melhor. Canta porque é um modo de entender a vida. O blues o ajuda a levantar da cama pela manhã. Você levanta sabendo que não está só’. Esse é o poder da música para nós, pessoas negras, antes de ser ‘’Produto’’ nosso legado ancestral, tecnologia de resistência.”, ele adiciona.

Após “Calma, respira”, Drik Barbosa iniciará o processo do último capítulo do projeto NÓS, em que apresentará mais uma canção e o lançamento de um podcast. “Eu gosto de pensar que cada faixa do projeto NÓS está dando a mão para outra. Quando completarmos o ciclo de quatro singles, será como se eles estivessem abraçando o público. A arte cura e esse é o poder que eu quero usar para levar esperança e afeto para  o nosso povo”, finaliza Drik Barbosa.

 

Assista ao videoclipe de “Calma, respira”

Ouça “Calma, respira”

 

 

Ficha técnica da música: 

Artistas: Drik Barbosa e Péricles
Composição: Drik Barbosa, Fióti e Kelly Souza
Produção musical: Damien Seth e Fejuca
Arranjo: Fejuca
Violão, baixo, cavaquinho e banjo: Fejuca
Percussão: Dennys Silva
Bateria: Jacques Monastier
Teclado: Renato Xexéu
Samples: Damien Seth
Mixagem: Damien Seth
Masterização: Maurício Gargel
Gravadora: Laboratório Fantasma
Direção artística: Evandro Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli
Assistente de produção executiva: Laura Freitas
Voz Drik Barbosa e Péricles gravadas por Tofu Valsechi em Lab Estúdio, São Paulo

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú