Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Duas baleias jubarte aparecem mortas no sul do estado.

Duas baleias da espécie jubarte foram encontradas mortas na sexta-feira em duas praias do Sul do Estado. Uma estava em Ibiraquera, em Imbituba, e a outra no Balneário Rincão.

O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio e o Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionados para cuidar desses dois casos. Os especialistas não detectaram sinais ou vestígios de acidentes dos mamíferos com equipamento de pesca ou embarcações.
Porém, foram encontradas debilidade corporal e ausência de conteúdo estomacal, o que sugere morte natural, mas só as análises laboratoriais poderão aprimorar o diagnóstico das mortes com maior precisão.
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é uma espécie que migra desde a Antártica para o Nordeste brasileiro durante o inverno e primavera para se reproduzir. A ocorrência de encalhes desta espécie não é comum na região da APA da Baleia Franca, já que a migração ocorre longe da costa, mas em 2015 foi registrada uma ocorrência atípica de encalhes da espécie na região Sul do Brasil.
Participaram desta ação a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Laguna), o Projeto Baleia Franca e a APA da Baleia Franca/ICMBio. As equipes contaram com o apoio das prefeituras de Imbituba e Balneário Rincão, através das Secretarias de Obras, Turismo e Meio Ambiente, para destinação adequada das carcaças dos animais.

Posts Relacionados

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)

Startup chapecoense conquista 2°lugar e prêmio de R$ 90.000,00 em evento estadual

Conheça as startups selecionadas para a 1ª edição do BRDE Labs SC Venture