Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Duas baleias jubarte aparecem mortas no sul do estado.

Duas baleias da espécie jubarte foram encontradas mortas na sexta-feira em duas praias do Sul do Estado. Uma estava em Ibiraquera, em Imbituba, e a outra no Balneário Rincão.

O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio e o Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionados para cuidar desses dois casos. Os especialistas não detectaram sinais ou vestígios de acidentes dos mamíferos com equipamento de pesca ou embarcações.
Porém, foram encontradas debilidade corporal e ausência de conteúdo estomacal, o que sugere morte natural, mas só as análises laboratoriais poderão aprimorar o diagnóstico das mortes com maior precisão.
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é uma espécie que migra desde a Antártica para o Nordeste brasileiro durante o inverno e primavera para se reproduzir. A ocorrência de encalhes desta espécie não é comum na região da APA da Baleia Franca, já que a migração ocorre longe da costa, mas em 2015 foi registrada uma ocorrência atípica de encalhes da espécie na região Sul do Brasil.
Participaram desta ação a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Laguna), o Projeto Baleia Franca e a APA da Baleia Franca/ICMBio. As equipes contaram com o apoio das prefeituras de Imbituba e Balneário Rincão, através das Secretarias de Obras, Turismo e Meio Ambiente, para destinação adequada das carcaças dos animais.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)