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E-commerce é alternativa para alavancar vendas de pequenos e médios negócios

Interessados em investir no formato de venda eletrônica devem buscar

atualizações sobre os processos de gestão

 

Os empresários brasileiros de diferentes segmentos comerciais buscam cada vez mais disponibilizar seus produtos no ambiente virtual. Os resultados positivos podem ser observados no formato de e-commerce, ou comércio eletrônico, no qual o negócio é estruturado para que todas as transações sejam efetivadas com ferramentas on-line.

 

A adesão das empresas pelo formato comercial apresentou crescimento expressivo, mesmo antes do cenário provocado pelo isolamento social (Covid 19). Na projeção inicial divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)*, em fevereiro deste ano, as vendas teriam alta de 18%. Além disso, de acordo com a associação, o número de pedidos efetivados deve ultrapassar a marca de 342 milhões, realizados por 68 milhões de consumidores.

 

Na atualidade, o e-commerce tem sido uma das alternativas mais eficazes para que os empreendedores com espaços físicos continuem a comercializar produtos e serviços, enquanto aguardam o término das medidas de isolamento social, adotadas em todo país.

 

Mas o conceito que define com precisão a mudança de comportamento na prática de consumo e vendas surgiu antes da pandemia e está entre as principais tendências do varejo mundial: é chamado Phygital *(físico + digital), que defende a ideia de que os consumidores não separam mais o que é digital e físico em seu cotidiano pessoal e profissional.

 

Isso porque antes, o cliente tinha que se deslocar até a loja para escolher e comprar o produto desejado. Na atualidade, a tomada de decisão e finalização da venda podem ser feitas em casa, pelo ambiente on-line. Desta forma, a jornada de compra virtual amplia as oportunidades para o varejo, a fim de que possa desenvolver estratégias, em sintonia com o novo perfil do consumidor.

 

Entretanto, o recomendado é que o empresário interessado em ingressar no mercado de comércio eletrônico realize um planejamento detalhado, para compreender os diferenciais de gestão dessa modalidade de negócio.

 

Túlio Mandolesi Sá é professor do Senac EAD e destaca que a empresa precisa estar preparada para disponibilizar a opção de comércio eletrônico. “O empreendedor deve estar ciente quanto ao melhor momento para adotar essa decisão, pois envolve um processo com várias etapas. Ainda que o aumento nas vendas apresente valores atrativos é preciso ter clareza de que a gestão de uma loja virtual vai desde a apresentação dos produtos nas plataformas digitais, até o controle e administração do estoque e prazo de entrega”, argumenta.

 

E-commerce na prática

 

O Senac EAD disponibiliza, continuamente, o curso de Gestão de E-commerce com objetivo de apresentar conteúdo atualizado sobre o processo de venda realizado por meios eletrônicos. Com 40 horas/aula, a capacitação oferece um panorama abrangente das ações de marketing digital, e ainda, detalha o funcionamento das ferramentas mais utilizadas na comunicação virtual (e-mail marketing, SEO, Google Adwords e Analytics, Marketplace, entre outras).

 

O especialista destaca o conjunto de informações apresentadas no curso, colaborando para que os participantes tenham a compreensão de todas as etapas que envolvem a técnica de e-commerce.

 

“O conteúdo propicia ao aluno o conhecimento sobre conceitos básicos de marketing digital e suas funções, definição e comportamento dos consumidores, além de sugerir ferramentas de comunicação virtual mais eficazes. Na etapa final, o participante aprenderá a desenvolver um planejamento estratégico virtual, a fim de que possa estar preparado para lançar seu negócio no ecommerce”, finaliza.

 

Serviço

Curso de Gestão de E-commerce

Carga horária: 40 horas

Certificação: aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final

Investimento: Boleto à vista ou 5 parcelas de R$ 27,30

A inscrição é gratuita e deve ser realizada na página de cursos livres do Portal Senac EAD, onde também é possível conferir o portfólio completo dos títulos oferecidos e outros detalhes sobre os cursos disponíveis.

 

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

 

Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 340 polos presenciais para pós-graduação e mais de 300 para graduação. Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br.

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