Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

É “regular” a nota de Balneário Camboriú para o Portal da Transparência com contratações emergenciais para enfrentamento à Covid-19

Observatório Social de Balneário foi responsável pela análise com base na metodologia da ONG Transparência Internacional e do TCU que já avaliou estados e capitais brasileiras

 

Uma análise do Observatório Social de Balneário Camboriú (OSBC) sobre o Portal da Transparência do município, que informa as contratações emergenciais feitas pela prefeitura para enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), define a plataforma com o nível regular, com nota de 43 pontos – sendo a máxima 100 pontos. A avaliação é pautada na metodologia criada pela ONG Transparência Internacional – Brasil para o ranking nacional de transparência, que já avaliou estados e capitais nacionais. O objetivo é identificar e promover as melhores práticas de divulgação das informações referentes aquisições de bens e serviços realizadas em resposta à pandemia.

 

A metodologia de análise da ONG, criada junto ao Tribunal de Conta da União (TCU), considera informações essenciais (dados do contratado, site específico, íntegra do processo); informações desejáveis; dados abertos, como a possibilidade para download do contrato; legislação; destaque para as contratações; Ouvidoria; transparência passiva; e órgão coletivo. Todos os itens elencados dentro desses oito campos recebem uma atribuição de zero, caso não exista, ou de um, ao constar.

 

O presidente do OSBC, o empresário Jailson de Oliveira Felipe, explica que a avaliação serve como instrumento para que outros órgãos de controle, imprensa e comunidade no geral possam monitorar as ações do Poder Público durante a crise da Covid-19, alastrada no Brasil no início de março.

 

“Alguns representantes da ONG, que defende o combate à corrupção, entraram em contato e propuseram a adesão a projetos desenvolvidos por eles. Cientes do ranking nacional, optamos por aderí-lo e iniciamos o monitoramento do Portal da Transparência, com análise minuciosa dos dados divulgados, para garantir que qualquer morador tenha condições de entrar na plataforma e formar juízo, de forma objetiva e clara”, comenta.

 

A escala geral do ranking vai de “péssimo”, quando o Poder Executivo pontua entre zero e 19 pontos, o que sinaliza má transparência, até “ótimo”, com notas que variam entre 80 e 100 pontos.

 

“Não basta o Poder Público disponibilizar as informações, se elas estão incompletas ou escondidas em abas de difícil acesso, por exemplo. É necessário que as pessoas consigam encontrar um caminho livre para colher, de forma automatizada, os dados”, reforça o presidente do OSBC.

 

Cobre melhorias

Uma campanha lançada pela Transparência Internacional – Brasil permite a participação da sociedade na cobrança por melhorias na transparência das contratações emergenciais em Balneário Camboriú. O abaixo-assinado on-line (bit.ly/2Z0Jo0N) gera e-mails automáticos ao prefeito, Fabrício Oliveira, pedindo adequação a todas as recomendações elencadas pela ONG. A campanha é impulsionada pela hashtag #TransparênciaSalvaVidas nas redes sociais.

 

Bons exemplos

Quinze estados, incluindo Santa Catarina, estão com nível “ótimo” na divulgação de informações de contratações para enfrentamento à crise. A lista é encabeçada por Espírito Santo, seguida do Ceará e do Distrito Federal. As capitais em destaque são João Pessoa (PA) e Goiânia (GO). Apesar das notas, os entes públicos não estão livres de estarem envolvidos em denúncias de corrupção.

Posts Relacionados

MPF é favorável a pedidos do Procon-SC em ação contra reajuste da tarifa de energia elétrica

Maior canal infantojuvenil do YouTube no país doará renda para apoiar crianças e adolescentes com câncer

DadoBier apresenta The Legends Vida Marinha 2021 desembarca em Itajaí(SC)

Clientes da Celesc podem parcelar faturas em atraso no cartão de crédito

Diário da Cidade

Fevereiro laranja: Você sabia que o hemograma pode auxiliar na investigação da leucemia?

Diário da Cidade

Câmara de Tijucas aprova indicação para criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid19 na cidade

Diário da Cidade

Fundação Lemann lança campanha “Toda Mulher é uma potência” para dar visibilidade às mulheres na pandemia

Balneário Camboriú confirma 50 positivos e 1 óbito por covid em 24 horas

Balneário Camboriú será sede de maior evento de FootVolley do Brasil

Guarda Municipal de Balneário Camboriú resgata cão que estava sendo espancado

Vakinha para ajudar a Ísis Soares Botelhos de 1 ano e 4 meses

IBGE abre mais de 7,5 mil vagas temporárias para o Censo 2021 em SC

Camboriú abre edital para inscrições de estágios remunerados nas mais diversas áreas

Programa Telessaúde: Balneário Camboriú adere a método para reduzir filas de espera

Uso de tecnologias pelo Semasa será apresentado em congresso global sobre saneamento

Alcoolismo pode ser uma resposta à sensação de perigo

“Professores estão sendo levados a exaustão na pandemia”, diz especialista

Hacker, mais uma vez, zomba da falta de segurança de site do Governo

SIME de Balneário Camboriú tem 49 vagas de emprego disponíveis

Ex-prefeito de Irati (SC) e outras três pessoas são condenadas a quatro anos de reclusão

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: