Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

É “regular” a nota de Balneário Camboriú para o Portal da Transparência com contratações emergenciais para enfrentamento à Covid-19

Observatório Social de Balneário foi responsável pela análise com base na metodologia da ONG Transparência Internacional e do TCU que já avaliou estados e capitais brasileiras

 

Uma análise do Observatório Social de Balneário Camboriú (OSBC) sobre o Portal da Transparência do município, que informa as contratações emergenciais feitas pela prefeitura para enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), define a plataforma com o nível regular, com nota de 43 pontos – sendo a máxima 100 pontos. A avaliação é pautada na metodologia criada pela ONG Transparência Internacional – Brasil para o ranking nacional de transparência, que já avaliou estados e capitais nacionais. O objetivo é identificar e promover as melhores práticas de divulgação das informações referentes aquisições de bens e serviços realizadas em resposta à pandemia.

 

A metodologia de análise da ONG, criada junto ao Tribunal de Conta da União (TCU), considera informações essenciais (dados do contratado, site específico, íntegra do processo); informações desejáveis; dados abertos, como a possibilidade para download do contrato; legislação; destaque para as contratações; Ouvidoria; transparência passiva; e órgão coletivo. Todos os itens elencados dentro desses oito campos recebem uma atribuição de zero, caso não exista, ou de um, ao constar.

 

O presidente do OSBC, o empresário Jailson de Oliveira Felipe, explica que a avaliação serve como instrumento para que outros órgãos de controle, imprensa e comunidade no geral possam monitorar as ações do Poder Público durante a crise da Covid-19, alastrada no Brasil no início de março.

 

“Alguns representantes da ONG, que defende o combate à corrupção, entraram em contato e propuseram a adesão a projetos desenvolvidos por eles. Cientes do ranking nacional, optamos por aderí-lo e iniciamos o monitoramento do Portal da Transparência, com análise minuciosa dos dados divulgados, para garantir que qualquer morador tenha condições de entrar na plataforma e formar juízo, de forma objetiva e clara”, comenta.

 

A escala geral do ranking vai de “péssimo”, quando o Poder Executivo pontua entre zero e 19 pontos, o que sinaliza má transparência, até “ótimo”, com notas que variam entre 80 e 100 pontos.

 

“Não basta o Poder Público disponibilizar as informações, se elas estão incompletas ou escondidas em abas de difícil acesso, por exemplo. É necessário que as pessoas consigam encontrar um caminho livre para colher, de forma automatizada, os dados”, reforça o presidente do OSBC.

 

Cobre melhorias

Uma campanha lançada pela Transparência Internacional – Brasil permite a participação da sociedade na cobrança por melhorias na transparência das contratações emergenciais em Balneário Camboriú. O abaixo-assinado on-line (bit.ly/2Z0Jo0N) gera e-mails automáticos ao prefeito, Fabrício Oliveira, pedindo adequação a todas as recomendações elencadas pela ONG. A campanha é impulsionada pela hashtag #TransparênciaSalvaVidas nas redes sociais.

 

Bons exemplos

Quinze estados, incluindo Santa Catarina, estão com nível “ótimo” na divulgação de informações de contratações para enfrentamento à crise. A lista é encabeçada por Espírito Santo, seguida do Ceará e do Distrito Federal. As capitais em destaque são João Pessoa (PA) e Goiânia (GO). Apesar das notas, os entes públicos não estão livres de estarem envolvidos em denúncias de corrupção.

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho