Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Ecad é alvo de requerimento aprovado na Câmara de Itajaí

Ecad é alvo de requerimento aprovado na Câmara de Itajaí

Vereadores aprovaram por unanimidade pedido de informações ao Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad).

 

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta terça-feira (16) o Requerimento do vereador Edson Lapa que explicações do Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad) acerca das taxas cobradas pela entidade. O documento do legislativo municipal será encaminhado também às bancadas federal e estadual catarinense, em Brasília e em Florianópolis, respectivamente.

 

O Ecad é uma entidade privada, regulada pelo Poder Público Federal, que agrupa diversas associações de representantes dos autores das obras literárias, entre elas as obras musicais. As leis federais 9.619/1998 e 12.853/2013 são as principais fontes de regulamentação do pagamento dos direitos autorais.

 

Para o vereador Lapa, autor do Requerimento, falta transparência na gestão. “A cobrança dos direitos autorias pelo Ecad é legal, mas a gestão desses recursos é nebulosa, não há transparência, e detectamos cobranças irregulares”, justificou o parlamentar.

 

No documento, o vereador apresentou uma série de questionamentos ao ECAD: a) Qual o embasamento legal para cobrança de taxas aos estabelecimentos comerciais? b) Qual atividade comercial é obrigada a pagar taxa do ECAD? c) Qual é o critério adotado para precificar a taxa do ECAD aos estabelecimentos comerciais? Existe tabela de preços para cobrança? d) Como se dá o procedimento de cobrança e fiscalização da taxa do ECAD? e) É possível recorrer do valor atribuído a taxa? f) Existe órgão fiscalizador do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição? Se sim, qual? g) Há formas de isenção da (s) taxa (s) pratica (s) pelo ECAD? Se sim, como obter isenção? h) Qual o valor arrecadado pelo ECAD em Itajaí? i) Qual o destino dos recursos arrecadados pelo ECAD? j) Há pessoa física ou jurídica de Itajaí destinatária do valor destinado pelo ECAD? Se sim, quem e quanto recebe?

 

O deputado federal catarinense Darci de Matos, protocolou Projeto de Lei que trata das Limitações aos Direitos Autorais. O objetivo geral do PL é retirar a cobrança de direito autoral feita pelo Escritório Central de Administração e Distribuição (ECAD), no âmbito de cultos, cerimônias ou eventos realizados por organizações religiosas sem cunho lucrativo, resorts, hotéis, pousadas, pensões, hospitais, clínicas, meios de transporte terrestre, marítimo, fluvial ou aéreo nas unidades individuais de uso exclusivo, tais como quartos, aposentos, cabines e outros.

 

O Requerimento do vereador Edson Lapa foi elaborado a partir da alta procura de comerciantes ao parlamentar a fim de entender como se dá a cobrança de taxa às suas atividades comercias pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).

Posts Relacionados

Itajaí vai fornecer água tratada para Ilhota enfrentar estiagem e salinidade

Pedidos de novas ligações de água agora podem ser de forma digital em Penha

Diário da Cidade

Bico do Papagaio recebe máscara para incentivar o uso pela população

Obras da Prefeitura de Balneário Piçarras vão interromper funcionamento da ETA da Casan e pode afetar abastecimento em Penha

Sindicato consegue liminar na justiça suspendendo efeitos da medida provisória que prejudicava servidores de Itajaí

Vereadores sugerem ao MP que acompanhe ações do Município no combate ao coronavírus

Lançamento ONLINE do Programa – Stop-Covid 19 – Cuidando de Sua Segurança

Aprovados dois Projetos de Lei, quatro requerimentos e oito indicações

Projeto de lei que institui “Maio Laranja” em Itajaí é protocolado na Câmara Municipal

Vídeo: pescador encontra cobra no costão da Praia Brava em Itajaí

Grupo Koch está contratando para 450 vagas de emprego

Diário da Cidade

Navio que esteve no Porto de Itajaí na semana passada está com 14 tripulantes com Covid-19

Águas de Penha, Aris e Casan criam comitê para gerenciamento da crise hídrica

Dois recém-nascidos estão entre as quatro crianças com coronavírus em Navegantes

Diário da Cidade

Adolescente é detido acusado de assassinar mulher em Itajaí

Diário da Cidade

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

Diário da Cidade

Após registrar morte, Navegantes decreta uso obrigatório de máscaras e restringe circulação de pessoas

ACII doa cestas básicas para a Paróquia Dom Bosco

Diário da Cidade

Lei aprovada na Alesc evita licitação “relâmpago” como caso de hospital de campanha de Itajaí

Sindifoz encaminha ao prefeito de Itajaí sugestão de economia de R$2,6 milhões e questiona possíveis problemas na folha de pagamento dos servidores

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: