Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Edital para a 10ª edição da Mostra 3M de Arte é prorrogado até 25 de maio

As inscrições ganharam uma semana de prazo e podem ser feitas em nome de pessoa física acima de 18 anos ou coletivos artísticos. Essa será a primeira vez do evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade de São Paulo, no Parque Ibirapuera

Em meio a fechamento de exposições e retração do mercado de artes devido ao novo coronavírus, a 10ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário paulistano de artes visuais, é uma oportunidade para artistas poderem desenvolver projetos inéditos remunerados. A Mostra abre edital que contempla a participação de artistas de todo o país, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos e também brasileiros que moram no exterior. O edital reforça o objetivo de buscar uma reflexão sobre o diálogo da arte contemporânea no espaço público, promover a democratização do acesso à arte e impulsionar a produção artística nacional. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.mostra3mdearte.com.br e foram prorrogadas até 25 de maio. Três projetos serão selecionados.

Para celebrar sua 10ª edição, a Mostra apresentará trabalhos de dez artistas, sendo sete convidados e três por meio de edital, promovendo a pluralidade regional e cultural do evento. Quem assina a curadoria deste ano é a curadora e pesquisadora Camila Bechelany, que propõe o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” enquanto oportunidade para que sejam desenvolvidas questões como acessibilidade, coletividade, colaboração, diversidade e as possibilidades de convivência no espaço público pensado como um bem comum.

O conceito definido por Camila Bechelany para a 10ª Mostra 3M de Arte, que pela primeira vez ocupa o Parque Ibirapuera, tem como uma de suas inspirações a seguinte citação da arquiteta modernista Lina Bo Bardi: “Quando o espaço é inteiramente familiar, ele se torna lugar.” Esta afirmação tem uma congruência quando se trata deste parque, um espaço procurado por quem busca paz, socialização, lazer, contato com a natureza e, também, com a arte. “O edital incentiva os artistas a pensarem em várias camadas de aproximação das pessoas com este lugar, e também o espaço verde como resistência e valorização do que é comum a todos, independente de classe social ou faixa etária”, conta Camila Bechelany.

Para participar do edital basta apresentar projetos que estejam conectados com essa temática, não apenas no conteúdo, mas também no formato. Ser uma obra inédita, que dialogue com o público comum e que resista a fatores climáticos e intervenções humanas são alguns dos critérios de avaliação. Cada artista selecionado receberá um cachê de R﹩ 5.000,00 e o valor de R﹩ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra.

No ato da inscrição, é necessário enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com 20 imagens de outros projetos, proposta de obra e respectiva proposta de realização com até 15 (quinze) imagens, apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.

Todos os selecionados deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para selecionados residentes fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa Elo 3.

“Levar a Mostra para o Parque Ibirapuera é uma decisão que visa aproximar de fato a arte da rotina das pessoas, que buscam este espaço para muitos objetivos diferentes. E não importa por qual motivo esta pessoa esteja lá e nem a idade dela, ela vai poder acessar e interagir com uma obra de arte, que de alguma maneira vai dialogar com ela, proporcionando uma acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição, o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” trabalha com pilares que fazem parte da essência da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete o espírito de colaboração, a atitude criativa, a integração respeitosa com o ambiente e o engajamento social que compõem o DNA da 3M; apoiar consistentemente por uma década um projeto como esse nos conecta ainda mais com a sociedade, de forma democrática e simbólica”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

A 10ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, de 12 de setembro a 11 de outubro, pela primeira vez, no Parque Ibirapuera, cartão postal da cidade, tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, e um dos espaços mais democráticos da cidade que chega a receber mais de um milhão de visitantes por mês.

Sobre a Elo3
Há 16 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram @elo3cultura ou no site http://www.elo3.com.br.

Sobre a 3M
Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 96 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US﹩ 32.1 bilhões em vendas globais em 2019. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2019, alcançou faturamento bruto de R﹩ 4.3 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no sitewww.3M.com.br ou em nosso perfil no Instagram @3MdoBrasil e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Posts Relacionados

3 autoras de romance para ler ainda este ano

Diário da Cidade

Músico catarinense Gui Franzói lança single e inicia novo momento na carreira

Escritora lança série de vídeos no Youtube sobre a literatura africana

Cerveja Corona lança linha exclusiva de produtos em colaboração com marca de Garopaba

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Victor Bonini assina contrato com Grupo Editorial Coerência para novo livro

Cervejaria Dádiva marca mês de setembro com novidades

Vendas de livros crescem durante pandemia e autores sentem diferença

Acibalc realiza painel online para debater o novo método de pagamento do Banco Central

Cinco autores de fantasia nacional para você conhecer ainda nessa quarentena

Bibi lança calçado com ação antiviral que protege contra o coronavírus

Diário da Cidade

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm acesso ao Corujinha Social

Diário da Cidade

Em setembro, gaúcho tem ingresso diferenciado no Fun Museu

Telma Brites assina contrato para lançar nova edição da trilogia Gaia

Diário da Cidade

A vida no campo e o amor pela pintura compõem novo livro de Natalia Moreno

Diário da Cidade

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar receberá novidades quando a situação de emergência for superada

Cerveja Beck’s vai transformar a icônica tenda do Green Valley em peças de moda exclusivas

Patrícia Vittorini fecha contrato para lançar seu terceiro livro

Diário da Cidade

Fun Museu lança experiência em realidade aumentada

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: